Alvorada

Viação Alvorada Ltda.
1962 - 1994

Histórico

Empresa de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal, fundada em 1962, na cidade de  Brasília (DF), por Francisco Rocha, o mesmo proprietário da Expresso Real, que operava linhas interestaduais para o Rio de Janeiro e São Paulo.

Em fevereiro de 1962, explorava a linha Sobradinho - Rodoviária do Plano Piloto.


Correio Braziliense, 02/02/1962, p.5


Por volta de 1963, inicia suas operações em Taguatinga.

Em 1973, contava com frota de 70 ônibus.

Em agosto de 1974, era concessionária de 7 linhas, sendo 3 deficitárias, entre elas a Brazlândia - Taguatinga e Comercial Norte-Sul.


Nimbus Furcare TR2

Década de 1970

Taguatinga na década de 1970

Taguatinga em 1973. Coleção Getúlio Romão Campos


Linhas em junho de 1975

Ceilândia Norte - Taguatinga Centro, Cr$ 0,55
Ceilândia Sul - Taguatinga Centro, Cr$ 0,65
Ceilândia Centro - Taguatinga Centro, Cr$ 0,50
Taguatinga - Brazlândia, via Ceilândia, Cr$ 0,85
Taguatinga - Brazlândia, Cr$ 0,60
Circular Comercial Norte/Sul, Cr$ 0,55
Circular Taguatinga Norte/Sul, Cr$ 0,60


Correio Braziliense, 17/02/1976, p.12

Linha e Tarifas (Cr$) da Alvorada
Correio Braziliense, 17/09/1976, p.10

Correio Braziliense, 27/07/1979, p.13


Em abril de 1980, a Viação Alvorada, sob o comando do empresário Francisco Rocha, com frota de 250 ônibus e cerca de 300 funcionários, transportava mensalmente cerca de 2 milhões de passageiros.  Contava com linhas em quase todos os setores de Taguatinga Norte e Ceilândia, com linhas para o SHIS Sul, Setor O, Setor M, toda a Ceilândia, L Norte, SHIS Norte, Guariroba e Setor P, recém inaugurada. 


Linha para a Cidade Eclética em fevereiro de 1984 
com acesso por estrada de terra
Fotograma TV Manchete

Avenida Hélio Prates



Linhas em julho de 1989

205 - Gama Leste/Oeste - Taguatinga Norte
343 - Setor O Norte - Rodoviária Plano Piloto, via Estrutural
348 - Setor O - L2 Sul/Norte, via UNB
370 - Setor O - L2 Norte, via UNB
371 - Setor M - L2 Norte, via UNB
375 - Setor O - W3 Norte, via N2
377 - Setor M Norte - W3 Norte
379 - Setor O - W3 Norte, via Hélio Prates/Estrutural
808 - Taguanorte - W3 Norte, via Estrutural 

Linhas em agosto de 1992, segundo o Diário Oficial :


Década de 1970


REFERÊNCIAS:

Cidades Satélites Sobradinho. Correio Braziliense. Brasília. 21 fevereiro 1962. p.5.

Brasília possui a mais longa linha de tráfego urbano. Correio Braziliense. Brasília. 21 abril 1963. Quinto caderno, p.6.

O Pioneiro Francisco Rocha. Correio Braziliense. Brasília. 07 setembro 1973. p.23.

Transportes coletivos dão prejuízo no DF. Correio Braziliense. Brasília. 02 agosto 1974. p.11.

Fixa novas tarifas para o Serviço de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Distrito Federal. Diário Oficial do Distrito Federal. 17 junho 1975. p.17.

Nova empresa atenderá Taguatinga. Correio Braziliense. Brasília. 15 abril 1980. p.13.

Decreto nº 11.701 de 14 de julho de 1989. Diário Oficial do Distrito Federal. 14 julho 1989. p.8.

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