Viplan

Viação Planalto Ltda.
1970 - 2013

Histórico

Empresa de transporte coletivo rodoviário fundada em 1969 na cidade de Brasília (DF), por Wagner Canhedo Azevedo.

Em 20 de fevereiro de 1970, foram entregues as propostas para a concorrência de novas linhas de ônibus no DF, referente ao Edital nº 001/70-SSP, publicado no “Distrito Federal” de 08/02/1970. Quatro empresas apresentam propostas: Viação das Américas Ltda, com sede em Bauru-Sp; Viplan – Viação Planalto Ltda, com sede em Brasília; Viação Sandra Ltda., com sede em Conselheiro Lafayette-MG; e HP Auto Peças Ltda, com sede em Goiânia-Go. No dia 24 de fevereiro é dado o resultado preliminar da concorrência, tendo como vencedora a Viação Planalto Ltda, que se propunha a operar inicialmente uma frota de 115 ônibus, sendo 53 unidades da marca Magirus Deutz, com motor de 215 HP,  capacidade para 50 passageiros sentados, fabricados em 1970, distribuídas pelas linhas em conformidade com o capítulo II do Edital, e mais 62 unidades da mesma marca e características, para frota reserva.


Correio Braziliense, 08/03/1970
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Correio Braziliense, 12/04/1970, p.11
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No dia 22 de abril de 1970, os ônibus da Viação Planalto ficam perfilados em frente ao Palácio Buriti para serem vistoriados pelo Governador Hélio Prates. 

A Viplan iniciou suas operações em 23 de abril de 1970, na linha Rodoviária do Plano Piloto - Sobradinho, com 19 ônibus, cada um com capacidade para 50 passageiros sentados, substituindo a TCB que explorava a linha com 8 ônibus.

Em abril de 1970, com a entrada Viação Planalto, a frota de ônibus no Distrito Federal passa de 222 para 305 veículos. O número de linhas operada por empresas privadas também aumenta consideravelmente, passando de 7 para 30 linhas e a frota das empresas privadas de 85 para 159 veículos. A Viplan contava então com 115 ônibus.

Em meados de maio de 1970, conforme o Edital de Concorrência,  a Viplan, substituindo a TCB,  inicia a operação das demais linhas do lado norte do Distrito Federal: Sobradinho Circular, Sobradinho-Planaltina e Rodoviária-Planaltina, e finalmente, no fim de maio, a linha Rodoviária-Gama, no lado sul. 

Em junho de 1970, os itinerários das linhas de ônibus do Gama foram reformulados em função do crescimento populacional provocado pela remoção da favela do SHIS de Taguatinga Norte. A Viplan passou a operar as seguintes linhas:

Circular Gama
Gama  - Setor Oeste
Gama  - Setor Leste
Gama - Rodoviária

Ainda em julho de 1970, a Viplan inaugura as seguintes linhas no Gama:

Gama - Rodoviária do Plano Piloto, 4 carros, tarifa Cr$ 0,40
Gama (Setor Leste) - W3, 5 carros,  Cr$ 0,60
Gama (Setor Oeste) - W3, 4 carros,  Cr$ 0,60 
Gama (Setor Leste) - Rodoviária do Plano Piloto, via Eixo, 5 carros, tarifa Cr$ 0,60
Gama (Setor Oeste) - Rodoviária do Plano Piloto, via Eixo, 4 carros, tarifa Cr$ 0,60
Gama - Taguatinga, 2 carros,  Cr$ 0,40
Gama - Rodoviária do Plano Piloto, via Marinha, 2 carros,  Cr$ 0,40

As linhas circulares internas do Gama também foram modificadas , passando a contar com duas linhas cobrindo os Setores Leste (Itamaracá), o Setor Central e o Setor Oeste (Gaminha).

Em agosto de 1970, a Viplan iniciou a operação dos 45 ônibus restantes do total de 115 carros previstos na concorrência., reforçando o atendimento das linhas.

Em setembro de 1970, a Secretaria de Serviços Públicos do Distrito Federal autorizou a Viplan a operar em caráter experimental 10 ônibus com música ambiente só transportando passageiros sentados.

A Viplan e Pioneira adquirem ônibus especiais para as primeiras linhas seletivas. Na experiência os usuários depredaram os ônibus, que circulavam junto com as linhas convencionais, com grandes intervalos e tarifa alta.

Em junho de 1971, o novo núcleo populacional de Ceilândia, cuja ocupação foi iniciada em 27 de março de 1971, ganha mais 3 linhas de ônibus, operadas pelas empresas TCB, Pioneira e Viplan, com frota total de 10 ônibus:

Ceilândia - Rodoviária 
Ceilândia Circular 
Ceilândia – Ferroviária, via Núcleo Bandeirante

Em dezembro de 1971, a Viplan contava com 270 motoristas e igual número de cobradores.


Primeiros ônibus da Viplan na Avenida W3 Sul em 1971
Acervo Arquivo Público do DF


Algumas linhas em junho de 1973

Rodoviária do Plano Piloto - Cruzeiro
Rodoviária do Plano Piloto - Guará II
Rodoviária do Plano Piloto - Sobradinho
Rodoviária do Plano Piloto - Planaltina
Rodoviária do Plano Piloto - Gama
Rodoviária do Plano Piloto - Marinha
Rodoviária do Plano Piloto - Setor Militar Urbano
Guará - W3 Norte
Guará - Núcleo Bandeirante
Gama - Taguatinga
Gama - SIA
Sobradinho - SIA
Sobradinho - Fercal
Sobradinho - Planaltina
Circular Gama
Circular Sobradinho

Em junho de 1973, era a única empresa de ônibus do Distrito Federal a oferecer música a bordo, disponível em 100 carros.


Linhas da Viação Planalto
Correio Braziliense, 29/09/1973, p.16

Coleção Roberto Souza

Linhas da Viplan
Correio Braziliense, 02/03/1975, p.19

Inauguração da primeira linha de ônibus executivo
Correio Braziliense, 12/10/1976, p.10

Correio Braziliense, 07/01/1978, p.14

Linhas de ônibus executivo da Viplan
Correio Braziliense, 03/03/1978, p.17

Correio Braziliense, 12/03/1978, p.7

Correio Braziliense, 23/12/1978, p.4

Correio Braziliense, 27/07/1979, p.13
Amplia

Correio Braziliense, 16/12/1979, p.7

Correio Braziliense, 19/12/1980, p.12



Em 1982, a Viplan reencarroçou 30 ônibus com oito anos de uso (fabricados em 1974) enquanto a legislação estabelecia sete anos como limite de uso. No ano seguinte foram reencarroçados outros 100 veículos.

Em 1983, a Viplan adquire 90 novos ônibus, entre eles monoblocos Mercedes Benz O-364. 


Fatos e Fotos, 12/05/1983, p.84

Linhas da Viplan em 1983
Correio Braziliense, 27/08/1983, p.15

Correio Braziliense, 26/11/1984, p.34



Em 1987, o sistema de transporte público por ônibus do Distrito Federal contava com 4 empresas com áreas de reserva de mercado:

Viplan, entre o Plano Piloto e Sobradinho, Gama, N.Bandeirante, e Guará
Pioneira, entre o Plano Piloto e Taguatinga e Ceilândia
Alvorada, entre Taguatinga e Ceilândia
TCB, dentro do Plano Piloto


Correio Braziliense, 08/05/1987, p.9

Correio Braziliense, 09/10/1987, p.23


Em maio de 1989, em caráter emergencial a pedido do Governo do Distrito Federal, a Viplan inaugura três novas linhas entre o Plano Piloto e Samambaia.


Correio Braziliense, 08/11/1989, p.15


Em 1989, em função do constante crescimento populacional a Viplan assumiu 4 novas linhas: 0.372, 0.383, 0.385 e 0.512, atendendo Taguatinga, Ceilândia, e Sobradinho, além de 8 desmembramentos: 169.1, 203.6, 203.7, 372.1, 373.1, 373.2, 373.3 e 506.3, atendendo Samambaia, Cruzeiro e Sobradinho.

Em abril de 1990 a Viação Pioneira desativou suas 8 linhas executivas, permanecendo somente a Viplan com suas 11 linhas.

Em julho de 1990, a Viplan inaugurou a linha experimental gratuita entre a Quadra 429 da Vila Roriz e o Terminal Sul de Samambaia, evitando a implantação de linha deficitária direta para o Plano Piloto. Pelo mesmo motivo, no início da construção do Guará II a empresa implantou uma linha circular entre o Guará II e o Guará I.

Em dezembro de 1991, o Grupo Canhedo, administrado por Wagner Canhedo Filho, controlava 4 empresas de ônibus no Distrito Federal: Viplan, Lotaxi, Condor e Expresso Brasília (Fretamento). 

O Grupo Canhedo, que nos anos 60 possuía uma transportadora de carga, uma concessionária Scania Vabis e uma madeireira, iniciou a operação no DF em 1970, com a empresa Viplan. Em 1991, além de 4 empresas de ônibus no DF com 953 ônibus, o grupo controlava uma transportadora de carga e uma empresa de aviação comercial, a VASP. 

Empresas de Ônibus do Grupo Canhedo no DF em 1991

Viplan, 632 ônibus convencionais e 59 executivos
Lotaxi/ Condor, 62 microônibus
Expresso Brasília, 200 ônibus (Fretamento/Contratado)

Em 27 de março de 1996, a Secretaria de Transportes lança a nova programação visual dos ônibus do Distrito Federal. As dez empresas concessionárias iniciaram a troca da cor padrão cinza por cores com desenho de asa, inspirado no mapa do Plano Piloto, com as seguintes tonalidades:

TCB, violeta
Lotáxi, amarelo
São José, púrpura
Sol, szul arara
Arco, ocre
Alvorada, verde atibaia
Planeta, verde claro
Riacho Fundo, azul caiçara
Viva Brasília, laranja boreal
Viplan, amarelo trigo


Correio Braziliense, 03/06/2006, p.32


Em 4 de janeiro de 2007, os empresários de ônibus firmam acordo com o GDF para a substituição de 500 ônibus por modelos novos até o dia 21 de abril de 2007. No dia 20 de abril 4 grupos de empresas entregam 310 novos ônibus, com mais 30 já encomendados para serem entregues no mesmo mês. Somente a empresa Viação Planalto (Viplan) não cumpriu o acordo. No mesmo dia o governador Arruda anunciou que os 160 carros não substituídos pela Viplan seriam licitados. A licitação no DF é feita por frota e não por linhas. Em junho , o governo preparou edital de Concorrência nº 2/2007-ST para redistribuir as linhas da Viplan, publicado em setembro, sendo depois suspenso por determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), para exame. A
concorrência tinha por objetivo a delegação mediante permissão por frota de 160 veículos do tipo alongado, divididos em 4 lotes compostos de 40 veículos, para operação no Serviço Básico do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal.


Segundo matéria do Correio Braziliense de 20/04/2007, “dos 2.331 ônibus das 11 empresas que operam no DF, 1.515 (65% do total) têm mais de sete anos de uso. Há veículos em operação há 20 anos. Eles pertencem a Viplan, que forma, com a Condor e a Lotaxi, o segundo maior grupo do ramo no DF. O conglomerado da família Canhedo tem 753 ônibus. No caso da Lotaxi, que opera as linhas dos “zebrinhas”, dos 30 veículos, 27 são de 1993, e três, de 1994."


Correio Braziliense, 20/03/2008, p.37


Em 30 de maio de 2008, foi inaugurado o sistema de transmissão de TV digital em 30 ônibus da Viplan e 25 ônibus da Pioneira. Cada veículo contava com 2 monitores de LCD de 29 polegadas.

Correio Braziliense, 27/08/2009, p.50


Em outubro de 2008, início da operação da cooperativa Cootarde, substituindo as linhas da Viplan em Samambaia e no Gama.

Em primeiro de dezembro de 2008, o GDF anuncia o início da operação de 50 novos ônibus no Gama, pela Cooperativa de Transportes do Recanto das Emas (Cootarde), substituindo os velhos ônibus da Viplan, empresa que não renovou a frota no prazo estipulado . A medida fazia parte do Plano de Renovação da Frota iniciado em 2006.

Em 9 de dezembro de 2008, a Cootarde, após ganhar licitação nº 2/2007 da Secretaria de Transportes, inicia a operação de 50 carros, distribuídos em 10 linhas até então operadas pela Viplan, sendo 8 linhas no Gama e duas em Samambaia.

No final de 2008, a Viplan perdeu o direito de 26 linhas que circulavam em Samambaia e Brazlândia. Ao todo, 160 ônibus passaram a operar sob responsabilidade de outras empresas:

Samambaia

Passaram para a cooperativa Cootarde:

- Linha 0.825 – 2ª Avenida de Samambaia Sul para Rodoviária de Plano Piloto pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). Eram 54 viagens, de segunda a sábado, e 18 aos domingos. 
- Linha 825.1 – 2ª Avenida de Samambaia Sul para Rodoviária de Plano Piloto, pela EPNB, passando pela Esplanada, com sete viagens de segunda a sexta-feira.

Passaram para a Lotaxi:

- Linhas 0.393, 393.2, 393.3, 393.4, 393.5, 393.6 e 393.7, circulando nos mesmos horários

Brazlândia

Passaram para a cooperativa Alternativa:

− Linhas 0.400, 400.1, 400.2, 400.3, 400.5, 0.401, 401.1, 401.3, 401.4, 401.6, 0.402, 402.1, 402.3, 402.5, 0.404, 404.2 e 0.420

As linhas que deixaram de ser operadas pelo Grupo Canhedo, até o final de maio de 2009:

COOPERATIVA ALTERNATIVA

Brazlândia

0400 - Brazlândia/Rodoviária do Plano Piloto (Eixo).
4002 - Brazlândia/Rodoviária do Plano Piloto (DF-240 – Estrutural - Eixo).
4003 - Brazlândia/Rodoviária do Plano Piloto (DF-240 - Parkshopping - Eixo). 
0404 - Brazlândia/Rodoviária do Plano Piloto (DF-180 - Eixo).
4042 - Brazlândia/Rodoviária Plano Piloto (DF-180-A. Gusmão - Parkshopping - Eixo)
0402 - Brazlândia/Taguatinga norte (DF-180 – Hélio Prates).
4021 - Brazlândia/Taguatinga norte (HRB-DF 180 - H.Prates).
4025 - Brazlândia/Ceilândia/Comercial Norte – Sul (Católica).
0420 - Brazlândia/Rodoviária do Plano Piloto (DF- 430 - EPCL - Eixo).
0401 - Brazlândia/Taguatinga Sul (DF-240).
4011 - Brazlândia/Taguatinga Sul (DF-240-FICB).
4012 - Brazlândia/Taguatinga Sul (DF-240).
4014 - Brazlândia/Taguatinga Sul (Católica).
4016 - Taguatinga Sul (Católica)/ Brazlândia (DF 240).

COOTARDE

Gama

Linha 0.229 – Gama Sul-Oeste/Eixo Sul – Norte.
Linha 229.1 – Gama Sul-Leste/Eixo Sul – Norte.
Linha 0.213 – Gama Oeste/L2-Sul – Norte (UnB).
Linha 0.214 – Gama Sul-Leste/L2 Sul – Norte (UnB).
Linha 0.209 – DVO (EDF 290)/Rod.P.Piloto (Zoo).
Linha 209.1 – Gama (DF 290)/Paranoá (Lago Sul).
Linha 209.2 – Gama (DF 290)/Rod.P.Piloto (Zoo).
Linha 209.5 – Gama (DF 290)/Paranoá (Aeroporto).

Samambaia

Linha 0.394 – Samambaia Sul (1ª Av.)/Rod. P.Piloto (EPTG).
Linha 394.1– Samambaia Sul (2ª Av.)/Rod. P.Piloto (EPTG).

Em 17 de janeiro de 2009, a Cootarde, com permissão para explorar 25 itinerários por meio da licitação 001/2007, fez valer seu direito trafegando com os ônibus nos boxes da Viplan e Planeta, antigas donas dos itinerários. Revoltados com a situação, funcionários das duas empresas cercaram os carros da Cootarde, impedindo-os de sair dos boxes.

Em 6 de julho de 2009, início das operações da Coopatram (Cooperativa de Profissionais Autônomos de Transporte de Samambaia Ltda.) no sistema de transporte coletivo do DF, com 80 ônibus Marcopolo Torino G6 Volksbus 17 230 EOD, substituindo 22 linhas da Viplan, na ligação entre Brasília e a cidade satélite de Planaltina.


Correio Braziliense, 03/01/2013, p.23


Em janeiro de 2013, a Viplan contava com 850 ônibus em circulação no Distrito Federal.

Em 23 de dezembro de 2013, a TCB assumiu a gestão da Viplan. 

Em 12 de janeiro de 2014, a Viplan deixou de operar no Gama, sendo substituída por 130 ônibus seminovos, fabricados em 2009, das empresas Pioneira e Planeta.

Em 22 de fevereiro de 2014, circulou o último ônibus da Viplan no Distrito Federal. Suas linhas foram assumidas pela Urbi.

Garagens

SIA, Trecho 1, Lotes 1680 a 1700
Sobradinho, Área Especial 1, Lotes 6 e 7
Gama (1971)

Frota

1973        241
1976        388
1977        520
1979        626

REFERÊNCIAS:

Viplan dá mais condução ao Gama. Correio Braziliense. Brasília. 03 julho 1970. p.3.

Anúncios Classificados. Correio Braziliense. Brasília. 12 abril 1970. p.11.

Notícias do Governo do DF. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. 29 setembro 1970. p.9.

Viplan construirá garagem no Gama. Correio Braziliense. Brasília. 24 outubro 1971. p.15.

Linha Experimental da Viplan. Correio Braziliense. Brasília. 04 agosto 1990. p.22.

Página lançada em 11 de abril de 2019.

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