segunda-feira, 5 de março de 2018

ANTT aprova integração entre ônibus do DF e Entorno

04/03/2018 - Destak

Wesley Oliveira

Medida tende a diminuir gastos de pessoas que moram no Entorno do DF; projeto passará por análise Ministério dos Transportes e Tribunal de Contas da União (TCU)


ANTT aprova integração entre ônibus do DF e Goiás
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Um estudo técnico apresentado pela Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab) que prevê a construção de uma rede que une os sistemas de transporte do DF ao semiurbano que liga a capital ao Entorno foi aprovado pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). O projeto busca reduzir os custos com transporte dos mais de um milhão de moradores do Goiás que trabalham ou estudam na capital. 

Entre as propostas apresentadas no estudo técnico estão a inclusão do Bilhete Único do DF ao transporte do Entorno, assim como do Passe Estudantil e a integração com o Metrô-DF. No mês passado, a ANTT autorizou um reajuste no valor das tarifas do Entorno que variou entre 5,4% a 7,1%.

O presidente da Amab e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo Candango, garante que o projeto tem o objetivo de baratear o custo das viagens. "No estudo que foi apresentado existe a proposta, por exemplo, de um BRT que sairia de Águas Lindas, passaria pelo Setor O (Ceilândia) e chegaria ao Plano Piloto, através da via Estrutural, usando uma via exclusiva", afirmou.

RELACIONADO

Tarifa de ônibus do DF para o Entorno é reajustada Tarifa de ônibus do DF para o Entorno é reajustada Após a análise da ANTT, o projeto segue para o Ministério dos Transportes e o Tribunal de Contas da União (TCU), para que seja publicado edital de licitação. A Secretaria de Mobilidade do DF afirmou que, em conjunto com o DFTrans, já está trabalhando com a ANTT para melhorar a integração entre o DF e o Entorno. 

Linhas do Novo Gama e Luziânia já fazem a integração no terminal de Santa Maria. Segundo a o GDF, os passageiros que saíam de Luziânia a pagavam até R$ 10,85 para chegar a Brasília. Com esse sistema, o custo caiu para R$ 7.