Nº de passageiros de ônibus no DF cai 15%, dizem empresas; Mobilidade fala em 7,8%

25/08/2017 - G1

Dado representa 150 mil passageiros a menos por dia, afirmam companhias. Segundo secretaria, queda é por causa de fatores como crise econômica do país.

Por Elielton Lopes e Catarina Martorelli, G1 DF e TV Globo

Passageiros embarcam em ônibus na rodoviária do Plano Piloto (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)
Passageiros embarcam em ônibus na rodoviária do Plano Piloto (Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília)

O número de passageiros do transporte público no Distrito Federal caiu 15% no último ano, afirma a Associação das Empresas de Transporte Público do DF (Transit). O dado, segundo os empresários do setor, significa 150 mil passageiros a menos por dia. O resultado, segundo a associação, é maior do que o registrado de agosto de 2015 a julho 2016, quando a queda foi de 9%.

As empresas atribuem a queda ao aumento de carros nos últimos 20 anos. A companhias também afirmam que a elevação do custo de operação, transporte pirata, preço das passagens, insegurança e longo tempo de espera também são fatores que influenciaram o resultado.

A Secretaria de Mobilidade do DF (Semob) contesta o número e diz que a redução na quantidade de passageiros nos últimos doze meses foi metade do valor defendido pelos empresários. Segundo o GDF, a queda foi de 7,83%.

A redução, segundo a pasta, é por causa de fatores como “a crise econômica do país e medidas de combate à fraude e a moralização do sistema adotadas pelo governo, que suspendeu a utilização do passe livre estudantil dos alunos que estavam em férias”, disse a secretaria, por meio de nota.

Com relação à pirataria, o governo explica que os órgãos de trânsito estão “diariamente e em vários pontos da cidade”. Segundo a nota, “com a parceria da Polícia Militar, foram aplicadas 3.068 multas no primeiro semestre deste ano para condutores de transporte irregular".

Passageiro embarca em ônibus do BRT Sul no Distrito Federal (Foto: Gabriel Jabur/GDF/Divulgação)
Passageiro embarca em ônibus do BRT Sul no Distrito Federal (Foto: Gabriel Jabur/GDF/Divulgação) 

Preço da tarifa

A passagem de ônibus no DF custa de R$ 2,50 a R$ 5. O último reajuste foi no começo deste ano. De acordo com a Secretaria de Mobilidade, a redução de passageiros interfere no preço da passagem uma vez que o valor da tarifa é calculado a partir do custo do sistema dividido pelo número de passageiros. No entanto, a pasta afirma que "até o momento, isso não irá interferir no valor das tarifas".

Segundo a Semob, contratualmente, a tarifa técnica é reajustada anualmente como vários contratos do governo. "Esse reajuste não se baseia na quantidade de passageiros e sim nos insumos do sistema, tais como o valor do diesel e do reajuste dos salários dos motoristas e cobradores", afirma a pasta.

A data base do contrato para reajuste é setembro de cada ano. A pasta ainda ressalta que não existe previsão de reequilíbrio da tarifa técnica em função do aumento e diminuição do número de passageiros. A última revisão foi feita em julho de 2016 que resultou na redução da tarifa técnica de três empresas e no aumento de duas.

Comentários