Passageiros fecham BR-040 em ato contra alterações no Expresso DF

02/12/2014 - G1 DF / Portal R7



Usuários de transporte público fecharam a BR-040 no início da manhã desta terça-feira (2) para protestar contra as alterações no Expresso DF, que desde sábado passou a atender também moradores de Santa Maria e Gama com destino ao Cruzeiro, Sudoeste, Guará, Núcleo Bandeirante e W3 Norte e Sul. O grupo usou cavaletes queimados para ajudar a fechar a pista, e houve confronto. A manifestação é acompanhada pela Polícia Militar e pela Polícia Rodoviária Federal, que estima a participação de 500 pessoas.

O grupo começou com o protesto no terminal de Santa Maria por volta de 7h33 e, de lá, passou para a rodovia. O ato, que ocorreu no sentido centro de Brasília, provocou longos congestionamentos. Os passageiros relatam que enfrentaram dificuldades nas novas rotas de integração nesta segunda.

Em Santa Maria, os ônibus das rotas alimentadoras – que levam os passageiros até o terminal – estavam lotados e não paravam em todos os pontos. Esta segunda-feira foi o primeiro dia útil de alterações do sistema. A principal delas, no início da manhã, é que os passageiros, no horário de pico, devem fazer a troca de ônibus no Terminal do Park Way antes de seguir para o Plano Piloto.

Na volta para a casa, a diferença é que as pessoas devem pegar pelo menos um ônibus a mais, para fazer a conexão em um dos terminais, de Santa Maria ou Gama.

As mudanças causaram confusão. Passageiros reclamaram de ônibus mais cheios e demorados. "Não tinha ninguém para pedir orientação. Aí, [o ônibus] ia chegando, dizia que não passava no Park Way e eu caçava outra fila", disse a empregada doméstica Rita Maurício.

Moradora de Santa Maria, a secretária Francisca Shirley disse que demorou uma hora a mais nesta segunda para chegar no trabalho. "Vim aqui por reinvindicação porque eles tiraram as linhas diretas para o SIG. Eu aproveitei e vim porque é muito para chegar no trabalho, está muito ruim. Piorou com a mudança. É muita gente, não tem quantitativo de ônibus."

O diretor do DFTrans, Jair Tedeschi, afirmou que vai colocar mais quatro ônibus nas vias alimentadoras em Santa Maria e no Gama, além de mais funcionários para orientar os passageiros. Serão distribuídos 20 mil panfletos com as novas rotas de integração. Os locais de embarque também serão reorganizados.

"As pessoas se acostumaram há décadas e agora o modelo é diferente, mas vamos realmente acertar", disse Tedeschi. "Pedimos desculpas aos usuários, mas o modelo adotado e esse de tronco alimentador. Infelizmente, alguns terão de pegar mais de um ônibus, dois, até três, mas com o cartão, ele não será onerado".

O Expresso DF começou a funcionar em abril deste ano, em fase de testes. No dia 30 de junho, os ônibus começaram a rodar em período integral. Cada veículo pode transportar até 130 pessoas. Eles fazem a ligação entre as regiões de Santa Maria e Gama ao Plano Piloto.

Alterações

As mudanças no BRT passaram a valer neste sábado. Segundo o DFTrans, as viagens serão mais frequentes para absorver a demanda dos passageiros. Quem for ao Cruzeiro, Guará, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Setor de Autarquias Norte, SIA, Setor Militar Urbano, SIG, Sudoeste e W3 Sul deve pegar os coletivos que fazem as linhas alimentadoras e desembarcar nos respectivos terminais de integração, da mesma forma que os passageiros que já utilizam o serviço.

Nos terminais, os usuários pegam os ônibus dos corredores exclusivos – linhas Expressa e Paradora – e seguem até a Estação Park Way. Chegando lá, é preciso fazer outra baldeação e pegar os ônibus às margens da EPIA para o destino final. Tudo isso será feito com o custo de uma única passagem.

A exceção são os passageiros que utilizam as linhas que vão para a W3 Sul ou para o SIG. Nos horários de pico (ida e volta), haverá linhas saindo direto dos terminais de integração para esses dois destinos. No chamado "entre pico", essas linhas vão sair do próprio terminal do Park Way, não havendo necessidade de os usuários se deslocarem para os abrigos da EPIA.

Passageiros que utilizam as linhas com destino a W3 Norte, L2 Sul e Norte, Esplanada dos Ministérios e Lago Norte também terão os itinerários alterados. Para estas linhas, a integração será feita na Rodoviária do Plano Piloto, e não na Estação Park Way.

Segundo o DFTrans, com a mudança os usuários que utilizam essas linhas passarão a ter acesso a coletivos novos da Pioneira. Mais de 50 veículos convencionais da antiga frota sairão de circulação e 25 articulados - que serão remanejados entre as linhas – farão o serviço.

"Para ter acesso ao benefício, esses passageiros devem adquirir um dos cartões do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA). Assim, eles podem utilizar até três ônibus, no tempo máximo de duas horas, pagando uma tarifa total de R$ 3", explica o diretor-geral do DFTrans, Jair Tedeschi.


Portal R7

DFTrans pode desfazer mudanças no BRT

Passageiros fecharam saída do terminal de Santa Maria em protesto

O DFTrans pode reverter as mudanças feitas nas linhas do BRT, que iniciaram neste sábado. Nesta terça-feira (2), manifestantes fecharam, desde às 7h, a saída dos ônibus do terminal de Santa Maria, em protesto pelas alterações.

— A gente reconhece se estiver errado e refaz a alteração, sem nenhum constrangimento. A determinação é atender ao usuário. Só preciso que deixem os ônibus circularem, disse o diretor-geral do DFTrans, Jair Tedeschi.

No sábado (29), iniciaram as mudanças no sistema. Antes, os usuários do BRT pegavam ônibus nos terminais e iam para as cidades que gostariam com apenas um ônibus e uma passagem.

Agora, as pessoas terão que pegar um ônibus de uma linha alimentadora - aquelas que circulam pela cidade e levam os passageiros para o terminal -, mais o BRT.

Os moradores de Santa Maria reclamaram. O terminal ficou cheio de filas, com ônibus saindo lotados, e houve muita demora.

Com as mudanças, os passageiros que fossem para a Esplanada, L2 norte, W3 norte, ou Lago Norte deveriam ficar no veículo até a rodoviária e de lá teriam que pegar o ônibus para o local desejado.

Quem fosse para a W3 sul ou o Setor Gráfico, há diferença entre o horário de pico e fora desse horário. Durante horário de pico, os passageiros pegariam o BRT nos terminais do Gama e de Santa Maria e iriam direto. Já fora desse horário, passageiros com destino a W3 e ao Setor Gráfico desceriam na estação do BRT do Park Way e iriam para os destinos.

Comentários