quarta-feira, 9 de abril de 2014

Semana de preparação ao Expresso DF Sul

08/04/2014 - Embarq


Técnicos e operadores passam por treinamento antes da inauguração

Primeiro BRT de Brasília, Eixo Sul. (Foto: DFTrans)

A implantação de um sistema de transporte coletivo de alta capacidade e eficiência, como o BRT (Bus Rapid Transit), envolve cuidados técnicos específicos para oferecer um bom serviço desde seu primeiro dia de operação. Por reconhecer a importância estratégica desse momento, Brasília, por meio da DFTrans, promove – em conjunto com a EMBARQ Brasil e o apoio da FedEx – o QualiÔnibus - Dia Um de Operação. Durante essa semana (7 a 11/4), secretarias envolvidas e operadores passam por treinamentos e avaliações técnicas focadas nos primeiros dias do BRT.

Cerca de 220 mil moradores de Brasília serão beneficiados com o novo sistema. Com 43 km de extensão, o Expresso DF Sul irá conectar as regiões administrativas de Santa Maria, Gama, Park Way e Plano Piloto, diminuindo em 50 minutos o tempo de viagem atual. Também atenderá a população residente no Entorno Sul do Distrito Federal - municípios do Estado de Goiás, que realiza grande parte das atividades na capital federal.


Traçado do corredor brasiliense. (Foto: DFTrans)

Os consultores internacionais Angélica Castro e Mario Valbueno, da TransConsult, lideram a semana de trabalhos, apoiados por especialistas da EMBARQ Brasil. Durante estes dias, os consultores se dedicam a entrevistar atores envolvidos no projeto, a visitar terminais, estações, corredor e Centro de Controle Operacional (CCO), além de apresentar as experiências de outros BRT já consagrados, como o TransMilenio, de Bogotá.

Workshop Dia Um

Na quinta-feira (10), ocorre um workshop de preparação com os principais envolvidos na operação do BRT, onde os consultores abordam problemas enfrentados por outras cidades no Dia Um de operação; elementos a considerar para o início das operações, além de auxiliar na elaboração de manuais e procedimentos. Uma dinâmica de grupo vai ajudar a estruturar o desenvolvimento da documentação para operação do sistema BRT.

O time da EMBARQ Brasil envolvido na semana de preparações é formado pela diretora de Projetos & Operações, Daniela Facchini; a gerente de Projetos de Transporte, Brenda Medeiros, e o engenheiro de Transportes,
Guillermo Petzhold.

Na sexta-feira (11) acontece o fechamento do projeto. O resultado do trabalho desenvolvido pela DFTrans, EMBARQ Brasil e os especialistas internacionais servirá de base para a elaboração dos manuais de procedimentos e contingências do Expresso DF Sul no primeiro dia de operação e sua semana posterior.

"O BRT é um sonho que está se transformando em realidade, que é o respeito profundo ao usuário, com menor tempo de deslocamento, ou seja, mais tempo para a pessoa viver, sobretudo, com a família, e isso não tem preço", declarou Agnelo Queiroz, Governador do DF, ao experimentar o sistema pela primeira vez.

Desde 2 de abril, o BRT circula em "operação branca". Cerca de 11 ônibus articulados estão percorrendo o corredor diariamente, em caráter de teste, para treinar, na prática, motoristas e funcionários envolvidos. A previsão é que o Expresso DF Sul entre em operação comercial no final do mês.

Saiba mais sobre o Expresso DF Sul:

Nenhum comentário: