quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Novos ônibus chegam ao Recanto das Emas

15/07/2013 - ASCOM DFTrans

Foto: Roberto Castro/GDF

Os novos ônibus do DF chegaram, neste sábado (13), ao Recanto das Emas e o governador Agnelo Queiroz fez a segunda viagem inaugural dos veículos da empresa Expresso São José, entre a cidade e Taguatinga.

"Foi uma bela viagem e mostra o início da mudança do transporte público. Os novos ônibus têm menos ruído, tecnologia moderna e que atende plenamente ao cidadão com conforto e segurança", afirmou o governador ao desembarcar de um dos 66 novos veículos, acompanhado do vice-governador, Tadeu Filippelli.

Os novos carros rodarão em 25 linhas, que interligam as regiões de Ceilândia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Taguatinga e Vicente Pires, - todas eram operacionalizadas pela própria empresa, que passará a participar da integração com o metrô e com os novos coletivos.

A renovação da frota começou a ser implementada no dia 28 de junho, quando a Estrutural recebeu 50 carros que operarão em 12 linhas.

Os moradores do Recanto das Emas foram beneficiados pelos primeiros veículos entregues porque, apesar da cidade pertencer à Bacia 3 – onde a empresa HP-ITA irá operar –,as linhas são "compartilhadas", conforme está previsto no edital que determinou as regras para a renovação da frota.

A Expresso São José, que é a primeira das empresas a entregar os veículos para renovação da frota, colocará nas ruas 576 ônibus.

CONFORTO - Os veículos da empresa são da cor dourada, semelhante à tonalidade que o grupo usa hoje, e são equipados com bancos estofados, motores menos poluentes, câmeras de segurança e telas planas.

Os carros também têm rampas e elevadores para facilitar o acesso de pessoas em cadeiras de rodas ou com dificuldades de locomoção, que terão lugares especiais em assentos e espaços adaptados às suas necessidades.

Outras inovações são sistema de som, GPS, além de computador de bordo que auxilia o condutor a dirigir de forma mais segura e confortável para os passageiros.

"Assumimos o governo com a certeza de que tínhamos o pior transporte público do país, mas agora tenho convicção de que temos o melhor em funcionamento. Estamos vivendo uma nova era", completou o vice-governador Tadeu Filippelli.

RENOVAÇÃO - Ainda este mês chegarão os ônibus da bacia 2, de cor amarela, da Viação Pioneira, que colocará 640 novos veículos em circulação no Gama, Santa Maria, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Lago Sul, Candangolândia, Park Way e São Sebastião.

Até outubro, outras duas empresas passarão a operar: HP-ITA e Marechal, nas bacias 3 e 4, respectivamente.

A Piracicabana (que vai atuar na Bacia 1) colocará, até dezembro, os novos ônibus em circulação, o que representará uma renovação quase total da frota.

O investimento no novo Sistema de Transporte Público Coletivo movimentará R$ 1,7 bilhão nos primeiros 10 anos de operação.

Veja as linhas que ganharão novos ônibus neste sábado (13):

0.038 Riacho Fundo I/Taguacenter

0.381 Riacho Fundo I/Taguacenter

0.812 P Sul/P Norte

812.1 P Norte (Via Leste)

812.2 Riacho Fundo II/P Norte (Via Leste)

0.805 Recanto das Emas / Taguacenter (Buritinga - Feira dos Goianos)

805.1 Recanto das Emas / Taguacenter ( Pistão Sul-Comercial)

805.2 Circular Recanto das Emas / Taguatinga Centro

805.3 Recanto das Emas / Taguacenter (Comercial / SAMDU Sul - Norte)

805.4 Circular Recanto das Emas / Taguacenter (Pistão Sul)

805.8 Recanto das Emas / Taguatinga Centro (Via Boca das Mata)

805.9 Taguacenter/Boca da Mata

0.872 Recanto das Emas (Q 800) - R. Fundo Ii / Taguacenter (Feira Dos Goianos)

872.1 Riacho Fundo II (Qs 18) / Taguacenter (Feira Dos Goianos)

872.2 Recanto das Emas (Q 800) - Riacho Fundo II (Qs 18)/ Taguatinga Centro

872.3 Recanto das Emas (Q 800) - Riacho Fundo II / Taguacenter

872.4 Riacho Fundo II (Qs 18) / Taguatinga (Pistão Sul)

872.5 Taguacenter/300/500

872.8 Recanto das Emas (Qd. 800) / Taguatinga Centro (Via Boca Da Mata)

872.9 Recanto das Emas (Qd. 800) / Taguacenter (Via Boca Da Mata)

0.953 Vicente Pires / W3 Sul-Norte

0.962 Vicente Pires / SIG (Rodoviária - Esplanada - EPTG)

0.946 Recanto das Emas (Riacho Fundo II) / P Norte (Via Leste-QNR 05)

953.2 Rodoviária do Plano Piloto / Vicente Pires

0.960 Recanto das Emas / Vicente Pires (Pistão Norte-Sul)

Fonte: Agência Brasilia

Nenhum comentário: