quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Nova integração de ônibus em Taguatinga começa no dia 20

15/07/2013 - Destak Jornal

O novo sistema de integração do transporte público do Distrito Federal começará a funcionar em Taguatinga e Ceilândia no dia 20 deste mês com 41 linhas de ônibus a menos.

O sistema atual, que será aposentado quando o outro começar, conta com seis linhas que transportam passageiros para o Plano Piloto e 60 que circulam dentro de Taguatinga e Ceilândia. No novo modelo, apenas 25 linhas irão fazer parte da integração, que permite fazer duas viagens pagando apenas uma vez.

A redução, contudo, será temporária. Os trajetos integrados a partir do dia 20 serão feitos por 66 ônibus novos da empresa que venceu a licitação para atender parte da região. O número de linhas que fazem parte da integração subirá na medida em que novos coletivos das empresas que ganharam a concorrência para atender as cidades entrarem em circulação. Na previsão do governo, todas as linhas não só de Taguatinga e Ceilândia, mas de todas as regiões administrativas do DF, serão integradas até dezembro, quando a transição do antigo para o novo modelo deve ser concluída.

"Não podemos manter a integração velha à medida que colocamos ônibus novos. É inviável ter dois sistemas paralelos. Vamos sair de uma integração apenas entre Taguatinga e Ceilândia rumo ao Plano Piloto para um modelo mais abrangente, que atenda todas as regiões", explicou o diretor do Transporte Urbano do Distrito Federal, Marco Antônio Campanella.

A boa notícia é que as 25 linhas da nova integração passam não só por Taguatinga e Ceilândia, mas por Vicente Pires, Riacho Fundo I e II e Recanto das Emas, regiões que até então não eram contempladas. Além disso, funcionarão nos horários de pico e nos fins de semana, o que não ocorre hoje.

Outra novidade é que os passageiros não precisarão mais se deslocar para o centro de Taguatinga para fazer a segunda perna da viagem integrada para o Plano Piloto. O embarque no ônibus integrado poderá ser feito em qualquer parada por onde ele passe.

Fonte: Destak Jornal

Em primeiro lugar a moderação, no blog Rede Integrada, não é de caráter de censura, mas sim de organização. Muitos comentários chegam com dúvidas ou perguntas em muitas postagens. Com a moderação, o comentário feito é enviado diretamente para o e-mail do Rede Integrada, em que eu olho e diretamente é publicado. Em caso de dúvida ou pergunta eu diretamente publico o comentário e em seguida o respondo. A prova disso é que todos os comentários são postados e aqueles que têm perguntas ou dúvidas são imediatamente respondidos. Podem comentar a vontade, seja este uma crítica, sugestão, reclamação, dúvida, elogio etc, ou seja, o espaço é de vocês leitores. Todos os comentários serão lidos e publicados e ao meu alcance, perguntas serão respondidas. Usem do bom-senso e da educação, pois comentários com palavras de baixo calão não serão publicados.