Balestra acerta detalhes do BRT do Entorno com ANTT

25/10/2013 - Secretaria Estadual das Cidades

O secretário de Estado das Cidades, João Balestra, reuniu-se com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Bastos, e acertou com ele os últimos detalhes do anteprojeto do BRT do Entorno, que tem boas chances de ser eleito um dos projetos financiados pelo PAC da Mobilidade. A reunião ocorreu na sede da ANTT. Participaram a prefeita de Cidade Ocidental, Giselle Araújo (PTB), vereadores dos municípios contemplados pela obra e os deputados federais Pedro Chaves (PMDB) e Flávia Morais (PDT), que organizou a audiência.

Na ANTT, a principal questão levantada foi a construção do BRT em uma rodovia cuja concessão está prestes a ser entregue pelo governo federal à iniciativa privada - a BR-040. O secretário estadual das Cidades, João Balestra, disse que o governo de Goiás está qualificado para executar o projeto em toda a sua extensão dentro do território goiano, e que será necessário apenas estabelecer este entendimento com o futuro concessionário. "Nós não mediremos esforços para tornar esse BRT realidade. Estamos dedicando os nossos melhores esforços para fazer a lição de casa. Garantimos que, da nossa parte, tudo será feito".

A superintendente de Serviços de Transportes de Passageiros da ANTT, Sônia Rodrigues Haddad, disponibilizou o órgão a realizar estudos paralelos sobre os ramais alimentadores do BRT do Entorno, que haverão de ligar os diversos bairros dos municípios de Novo Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia à linha por onde passa o modal. Sônia alertou também para necessidade de se estudar outras medidas para melhorar o tráfego na região. "O BRT é muito importante, mas não resolverá o problema do Entorno por si só".

A superintendente aposta que o projeto estará entre os escolhidos pela presidente Dilma Rousseff para receber recursos do PAC Mobilidade. "É necessário que o governo comece a qualificar as prefeituras para fazer os seus projetos de mobilidade para que o problema seja verdadeiramente amenizado. A proposta do eixo [BRT do Entorno] está caminhando. O pessoal do PAC já assimilou isso e abraçou a ideia", declarou.

A deputada Flávia Morais pediu que governo federal e estadual mantenham o diálogo estreito para que o BRT saia, de fato, do papel e a prefeita de Cidade Ocidental, Giselle Araújo (PTB), reforçou o voto de confiança da região no trabalho conjunto entre as esferas administrativas para sanar o drama do transporte coletivo na região. "A nossa população não aguenta mais ônibus quebrado que chega atrasado todo dia no serviço. A gente sonha com esse BRT há muito tempo".

Fonte: Secretaria Estadual das Cidades

Comentários