terça-feira, 27 de agosto de 2013

BRT de Brasília até Luziânia diminuirá tempo de viagem em 45 minutos

27/08/2013 - Secretaria das Cidades

Estudos preliminares da Secretaria Estadual das Cidades apontam para redução de 45 minutos no tempo de viagem entre a região administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal, e o município de Luziânia com a eventual construção do Bus Rapid Transit (BRT) entre as duas localidades. O projeto para obra foi apresentado pelo governo de Goiás ao Ministério das Cidades e está em fase final de avaliação, mas nos bastidores a aprovação é dada como praticamente certa.

Na semana passada, o governador Marconi Perillo (PSDB) e o secretário das Cidades, João Balestra, requisitaram ao Ibama que delegue à Secretaria de Meio Ambiente a competência para conceder licenças ambientais para construção do BRT. Técnicos entendem que a Semarh viabilizará o licenciamento com maior celeridade. Após a concessão das licenças, o processo licitatório será aberto de imediato. A previsão é para conclusão da obra em 18 meses.

O BRT Santa Maria-Luziânia será a extensão do Expresso DF, já em execução com recursos do PAC da Mobilidade, que até a Copa de 2014 vai conectar a região administrativa ao Plano Piloto. A previsão é de que sejam transportadas 147.700 pessoas diariamente. Em paralelo, o governo de Goiás também negocia a construção de um BRT entre Ceilândia e Águas Lindas, para atender demanda de 85.600 pessoas.

Fonte: Secretaria de Cidades