sexta-feira, 26 de julho de 2013

Expresso DF reduzirá viagem do Gama e de Santa Maria ao Plano Piloto em até 50 minutos

20/07/2013 - Portar R7 - DF

Estação do Expresso DF: tempo de viagem entre Gama e Plano Piloto deve reduzir em mais da metade Divulgação/GDF

Moradores do Gama, Santa Maria, Park Way e Recanto das Emas, regiões adminitrativas do Distrito Federal, poderão reduzir em mais da metade o tempo médio de viagem até o Plano Piloto com o Expresso DF.

O novo sistema de transporte coletivo vai utilizar o modelo BRT (Bus Rapid Transit). O BRT é constituído de ônibus articulados, com capacidade para transportar 160 passageiros e biarticulados, que transportam até 200 pessoas.

A expectativa é de que, com a conclusão da obra, o trajeto possa ser feito em até 40 minutos. Atualmente, os passageiros levam, em media, contra 1h30 para concluir a viagem.

Dados da Secretaria de Transporte indicam que a capacidade do sistema será de 20 mil passageiros transportados em horários de pico.

O engenheiro do DER/DF (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal), Samuel Dias, afirma que o objetivo é priorizar o transporte público e criar vias exclusivas para facilitar o trajeto.

— É uma obra que tem um impacto muito grande para a população do DF, que hoje usa um trecho muito complicado de rodovia. A obra vem para melhorar essa condição de serviço.

Trajetos

Serão criadas vias exclusivas para ônibus, no canteiro central da rodovia, onde estarão as estações para embarque e desembarque de passageiros usuários do sistema.

O trecho Sul terá dois ramais: um que sai do Gama, pela rodovia DF-480, e cruza o balão do Periquito até o Catetinho; e outro de Santa Maria, pela BR-040, que também chega ao endereço da primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek.

Os dois seguirão pela Epia (Estrada Parque Indústria e Abastecimento) até o entroncamento com a EPDB (Estrada Parque Dom Bosco) – a partir daí, um seguirá para a rodoviária pela EPDB e pela Epar (Estrada Parque Aeroporto ), e o outro, até o terminal da Asa Sul pela própria Epia.

O Eixo Sul terá 43,5km de extensão – 15 estações serão distribuídas em quase 35km do corredor, e os usuários poderão contar com passarelas para acessar as estações.

Ônibus

Pelo projeto, os ônibus articulados terão 18,6 metros de comprimento, equipados com GPS e portas dos dois lados, para permitir o embarque e desembarque, e o piso ficará no mesmo nível que as plataformas das estações do Expresso DF.

Guias ao longo da estação auxiliarão o posicionamento correto do veículo, com o objetivo de minimizar os riscos de colisões contra a plataforma - para maior segurança dos passageiros, as portas só se abrem após a parada completa do veículo.

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