quinta-feira, 9 de maio de 2013

Setor O tem terminal rodoviário ampliado e com inovações


09/05/2013 - Agência Brasília



Os moradores do Setor O (Ceilândia) receberam hoje, após 20 meses de construção, o terminal de ônibus reformado, ampliado e com obras para facilitar o trânsito de pessoas com deficiência (rampas, banheiros adaptados, pisos táteis para cegos etc).

"Esse é o maior terminal fora do Plano Piloto. Vamos construir mais 10 e reformar mais nove nesse modelo", garantiu o governador Agnelo Queiroz durante a cerimônia de inauguração do centro rodoviário, onde também esteve presente o vice-governador Tadeu Filippelli.

Com investimento total de R$ 6,4 milhões, o novo prédio está preparado para oferecer aos passageiros serviços de integração com o metrô, o que acontecerá tão logo seja concluída a construção de 2km de trilhos para essa futura interconexão.

Outras novidades do projeto entregue incluem dois conjuntos de banheiros públicos (masculino e feminino), duas lanchonetes, depósito para materiais de limpeza, e 10 salas para uso exclusivo de funcionários e da administração.

Motoristas e cobradores também passarão a contar com espaços reservados para descanso e refeições.

A capacidade do terminal passou de 15 para 36 baias, o que permitirá receber cerca de 400 ônibus por hora.

Mais terminais – Os outros nove terminais que serão adaptados ao novo modelo são P Sul (Ceilândia); Guará I e II; Núcleo Bandeirante; M Norte (Taguatinga) e Taguatinga Sul; Paranoá; Planaltina; e Cruzeiro. Também serão construídos 10 novos no Setor Leste do Gama; QNR (Ceilândia), em Sobradinho II, no Recanto das Emas I e II, em Samambaia Norte e Sul, no Riacho Fundo II e em Santa Maria (quadras 119 e 401).

Estiveram presentes ao evento em Ceilândia o secretário de transporte, José Walter Vazquez Filho; o administrador da região administrativa, Ari de Almeida; o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wasny Roure; entre outras autoridades.

Fonte: Agência Brasília