quinta-feira, 11 de abril de 2013

Entorno DF: Passageiros fecham plataformas na Rodoviária do Plano Piloto em ato contra falta de ônibus

10/04/2013 - G1

Usuários do transporte público que moram no Entorno e trabalham no Distrito Federal tomaram a pista próxima às plataformas dos ônibus que vão para cidades como Valparaíso, Luziânia, Cidade Ocidental e Lago Azul, na Rodoviária do Plano Piloto, na noite desta quarta-feira (10). Eles protestaram contra a falta de ônibus e contra a qualidade dos veículos da viação Anapolina.

O G1 tentou entrar em contato com a empresa, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Com a manifestação, os ônibus não conseguiam chegar às plataformas e os passageiros tinham de entrar nos veículos na pista. Segundo a Polícia Militar, não houve registro de ocorrências por causa da manifestação.

Os passageiros reclamam que a frota é insuficiente e que a espera pelo ônibus pode chegar a mais de duas horas. "Não tem ônibus e quando tem está tudo quebrando. Eu fico esperando uma hora e meia, duas horas pra poder voltar pra casa. Hoje foi a gota d'água", afirmou a telefonista Maria Jane Sales, moradora de Cidade Ocidental.

Segundo o publicitário Adjailton José Pereira, de Luziânia, a frota é velha, os ônibus não têm condições de rodar e há muitos motoristas que não são capacitados. "Tem motorista que não tem nem habilitação. Tem uma lei que diz que os ônibus têm que ter no máximo dez anos, mas tem ônibus aí que já tem mais de 20 anos. Essa manifestação foi espontânea porque ninguém aguenta mais", disse.

A assistente comercial Maria Ribeiro, de Luziânia, afirmou que os ônibus alagam quando chove e que os veículos estão muito sujos. "Eu me sinto humilhada todos os dias de ter de depender de ônibus que não tem condições", afirmou Maria.

Fonte: G1 DF