quinta-feira, 14 de março de 2013

Viplan e Lotaxi escondem ônibus no Park Way

12/02/2013 / Blog Chico Santana

Dezenas de ônibus da Viação Planalto – Viplan e da Lotaxi Transportes Urbanos estão escondidos em uma área residencial do Park Way, próxima ao aeroporto de Brasília. É difícil precisar quantos veículos são, mas, com certeza, pelo menos uns trinta ônibus, a maior parte com a identificação da Viplan, estão no local.

O imóvel possui 20 mil metros quadrados e é cercado por um alto muro que, de certa forma, impede a visualização dos veículos por quem passa de fora. Apenas um pequeno imóvel, tipo casa de caseiro, existe no fundo do terreno.

No lote 8 do conjunto 01, da SMPW 14, os veículos estão estacionados lado a lado, sobre o gramado, que não recebe corte há muito tempo, e sob às árvores .

No Park Way, como é sabido, as áreas se destinam exclusivamente a residências. Assim, não é possível que o lote esteja servindo de garagem para as duas empresas que pertencem ao grupo Wagner Canhedo, abrigarem seus veículos. Além disso, essas empresas possuem garagens oficiais em diversos pontos do Distrito Federal, o que torna ainda mais misteriosa a presença destes veículos dentro de um lote destinado à residência ou condomínio.

Vizinhos, que preferiram não se identificar, levantam diversas suposições. Alguns alegam que os veículos estariam escondidos para fugir de alguma eventual ação de penhora ou busca e apreensão de bens do grupo Canhedo.

As duas empresas possuem um passivo judicial significativo e foram, inclusive, impedidas de participar nas novas licitações que o governo do Distrito Federal está realizando para redistribuir as linhas de transporte coletivo da Capital Federal.

Enquanto as novas concessionárias não entram em operação, a Viplan e a Lotaxi continuam operando. Mas, a julgar pelas fotos, os usuários de transporte coletivo de Brasília terão a oferta de ônibus bem reduzida.