Governo finaliza o processo de licitação do transporte público do DF nesta quinta-feira

27/03/2013 - R7

GDF divulga propostas das empresas que concorrerão ao controle das bacias 1,3 e 4

O modelo irá distribuir as 31 regiões administrativas do DF em cinco bacias

O GDF (Governo do Distrito Federal) anunciou que nesta quinta-feira (28) vai abrir os envelopes da licitação com os nomes das empresas de ônibus que vão operar na bacia 3, que engloba as cidades de Samambaia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e Riacho Fundo, regiões administrativas do DF. O modelo irá distribuir as 31 regiões administrativas do DF em cinco bacias.

São duas empresas que disputam o controle da região: HP-ITA e a Auto Viação Marechal Ltda. Com a escolha da operadora para gerir essa bacia, automaticamente a segunda colocada assume a Bacia 4, já que a única empresa habilitada para concorrer à Bacia 1 é a Viação Piracicabana.

As empresas habilitadas terão que oferecer os menores preços da concorrência; não dever ao governo, ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nem aos empregados; ter capacidade de operar mais de 500 ônibus por região; oferecer uma garantia de cerca de R$8 milhões ao GDF; e disponibilizar uma frota 0 km dentro de seis meses para vencer a população.

Leia mais notícias no R7 DF

Jovem diz que matou filho recém-nascido a tesouradas porque ele se parecia com o pai

Nós temos hoje uma média de 1,2 milhão de pessoas que utilizam o transporte público por dia. Com a entrada dos veículos novos, a integração e os corredores exclusivos, vamos ampliar muito essa demanda, o que alcançaremos com esse novo modelo, explicou o secretário de Transportes José Walter Vázquez.

Cada empresa, após a assinatura do contrato, tem 180 dias para se adequar ao novo sistema.

Está prevista, ainda, para o início de julho,a nova administração das operadoras Viação Pioneira e Expresso São José, que venceram a concorrência das bacias 2 e 5. A primeira atende a população das cidades do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e parte do Park Way com 640 ônibus.

A outra atenderá as regiões de Brazlândia, Ceilândia, SIA, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga com frota de 576 veículos. Os novos veículos terão TV de informação, câmeras de monitoramento e acessibilidade, como elevadores para deficientes físicos.

Comentários