Faixa exclusiva da EPNB terá uso flexibilizado

14/03/2013 - GDF

A faixa exclusiva da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) terá seu uso flexibilizado aos sábados, domingos e feriados, a partir deste fim de semana (16). Nesses dias, os carros de passeio estarão livres para utilizar todas as três faixas da via.

Após constantes avaliações, técnicos do DFTrans observaram que é possível a flexibilização devido à redução no número de ônibus na via nos fins de semana. Além disso, a EPNB possui características peculiares em relação às outras faixas exclusivas do DF. "Essa via exclusiva é muito utilizada por veículos que entram e saem da cidade pela BR 060. O fluxo de veículos de passeio continua intenso aos sábados e domingos, mas o de ônibus diminui.", avalia o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Marco Antonio Campanella.

A faixa exclusiva da EPNB foi a primeira a ser instalada no DF, em dezembro de 2011, e beneficia mais de 20 mil passageiros por dia. São 24 quilômetros de extensão, que geram, em média, ganho de 30 minutos aos passageiros por viagem. A existência dos corredores possibilita uma maior agilidade dos ônibus, que aumentam a velocidade operacional, encurtando o tempo dos percursos.

De 2011 para cá, foram criadas as faixas das W3 Norte e Sul, Setor Policial e da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Somadas, totalizam 55 quilômetros de extensão. Não há previsão de flexibilização do uso desses corredores.

Comentários