quinta-feira, 7 de março de 2013

DF: Estrutural será a próxima a receber faixa exclusiva para ônibus

03/03/2013 - Jornal de Brasília

O GDF pretende ampliar as faixas exclusivas de ônibus emoutra via importante, a Estrutural, que liga Taguatinga e Ceilândia ao Plano Piloto. O projeto, por enquanto, está esbarrando na construção de recuos de embarque e desembarque. "Está faltando a construção de baias de ônibus no Eixo Monumental para podermos implementar o sistema. É possível que a faixa exclusiva seja colocada em funcionamento ainda este ano, mesmo com a frota que temos", afirmou o diretor-geral do DFTrans.

Já o DER estuda a liberação das faixas de ônibus durante feriados e fins de semana na EPNB, para melhorar o fluxo no local. Entretanto, mesmo com os constantes engarrafamentos , reformas não estão previstas. "Estamos pensando na inversão do conceito, melhorando condições para quem usa o transporte público. Não podemos incentivar o transporte individual. Se alarga a pista hoje, amanhã aumenta o número de carros", explicou o superintentendente Murilo Melo.

Na EPNB, pardais vigiam

Muitos motoristas ainda insistem em desrespeitar as faixas exclusivas de ônibus. Para coibir as infrações, foi instalada na EPNB a fiscalização eletrônica, em forma de pardais.

Na EPTG, as irregularidades são frequentes e, em muitos dias, faltam agentes para fiscalizar a circulação em local proibido. O DER garante que todos os dias três equipes estão na via para evitar o desrespeito às faixas exclusivas.

A quantidade de veículos tem sido a vilã do trânsito e está na mira do DFTrans. "Temos que tirar os carros particulares de circulação nos horários de pico. Para isso, precisamos trazer à população para o transporte público, com um serviço de qualidade", afirmou Campanella.

Fonte: Jornal de Brasília