Das 11 empresas que disputam as três bacias, cinco atuam fora da capital

13/02/2013 - Correio Braziliense

Ao todo, 11 grupos apresentaram no dia 04, propostas para explorar as três bacias restantes do Sistema de Transporte Coletivo do Distrito Federal. O Governo do DF deu continuidade à licitação, com o recebimento de documentos de empresas da capital federal e até de outras unidades da Federação, como Goiás, São Paulo, Paraná e Maranhão. No fim do ano passado, foram fechados os contratos para a exploração de duas bacias. "Esperamos que, em 70 dias, possamos assinar os restantes e começar a preparar o início da nova operação", explicou o secretário-adjunto de Transporte do DF, Luiz Fernando Messina.

O edital foi reaberto em 2 de janeiro e a procura foi significativa. Ao contrário das outras duas bacias, quando a presença de grupos de fora foi tímida, dessa vez o interesse foi bem maior. "Há empresas com experiência no transporte de outras capitais, como Goiânia, e até grupos que operam no Entorno do DF, como a Taguatur", acrescentou Messina. Ele explicou que a partir de agora a documentação será analisada para, depois, seguir para a fase da habilitação.

A Viação Planalto Ltda., do grupo Canhedo, apresentou propostas para essa nova fase e, assim como das outras vezes, também tentou suspender o processo. No último fim de semana, a empresa, que já explora linhas no atual sistema, entrou com um pedido de liminar no Tribunal de Justiça do DF e Territórios, que acabou sendo indeferida.

O adjunto da Secretaria de Transportes entende que, caso todos os prazos sejam cumpridos, é possível que os primeiros ônibus já iniciem sua operação no início do segundo semestre. "É claro que, depois disso, precisaremos de um prazo maior a fim de fazer a adaptação ao novo sistema, que passará por uma integração e para um modelo tronco-alimentador", disse Messina. O modelo hoje é de exploração por linhas, e no novo sistema, passará a ter eixos principais. "Será um desenho mais organizado", conclui.

Empresas concorrentes

Viação Piracicabana Ltda. (Bacia 1), Consórcio Grupo Empresarial Sogima (bacias 1 e 4), Viação Marechal Ltda. (bacias 1, 3 e 4), Transportes OK Ltda. (bacias 1, 3 e 4), Taguatur (bacias 1, 3 e 4), Consórcio HP-Ita (bacias 1, 3 e 4), Viação Planalto Ltda. (bacias 1, 3 e 4), Viação Cidade Brasília (bacias 1, 3 e 4), CooperBrasília (bacias 1, 3 e 4), Consórcio Metropolitano (bacias 1, 3 e 4) e Empresa de Transportes Vera Cruz (bacia 1).

Fonte: Correio Braziliense

Comentários