DF: Ônibus executivo do Sudoeste à Esplanada circula a partir da próxima semana

07/01/2013 - DFTrans

O Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal ganhará um novo itinerário na próxima semana. A autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informa que, a partir de 14 de janeiro, a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) começará a operar mais uma linha de ônibus complementar, a de número 0.165. O Serviço Executivo ligará a Região Administrativa do Sudoeste (RA-XXII) à Esplanada dos Ministérios e passará pelo Terminal Cruzeiro, Terraço Shopping, Palácio do Buriti e HFA.

A criação do novo itinerário, com mais conforto e qualidade, tem como objetivo diminuir a quantidade excessiva de veículos que circulam na parte central da cidade, além de incentivar pessoas que utilizam carro próprio a migrarem para o transporte coletivo.

A necessidade da nova linha pode ser demonstrada pela Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). O levantamento revela que 54,4% dos moradores do Sudoeste e da Octogonal trabalham nas administrações públicas federal e distrital, localizadas na área central do Plano Piloto e em lugares como o Palácio do Buriti, Câmara Legislativa, Tribunal de Justiça do DF, Esplanada dos Ministérios, setores de Autarquias e Bancário Sul e Norte, entre outros.

A medida faz parte do projeto de mobilidade urbana do Governo do Distrito Federal. Além dela, há várias outras que têm como objetivo trazer melhorias aos usuários do transporte público coletivo. Entre elas, a implantação das cinco faixas exclusivas para ônibus no DF, que permite maior fluxo e reduz o tempo percorrido nas viagens, e a licitação do Novo Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC), que está em andamento. Quando concluída, a concorrência permitirá a renovação de 75% da frota, a integração operacional e o controle com informações aos usuários.

Serviço Executivo

A modalidade não é novidade no DF. Serviço semelhante foi inaugurado pela TCB em 1975. Em seguida, foi estendido a outras empresas e permaneceu em operação até meados da década de 1990. Recentemente, o Distrito Federal passou a contar com a linha Executiva do Aeroporto, criada para atender passageiros do terminal que precisam se deslocar para os setores hoteleiros Sul e Norte.

Operação

O serviço contará com frota de cinco micro-ônibus, com capacidade para 26 passageiros sentados. Um dos veículos ficará como reserva, conforme determinação legal. Os carros têm 9,04 metros, poltronas reclináveis de tecido, porta-bagagem interno, ar-condicionado e são acessíveis aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

A linha 0.165 - Sudoeste/Esplanada (Terminal Cruzeiro - Terraço Shopping - Buriti - HFA) - circulará entre 7h e 19h, de segunda a sexta-feira, com saídas a cada 15 minutos a partir do Terminal Rodoviário do Cruzeiro.

A passagem custará R$ 5. Os carros também contarão com validadores do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) do DFTrans para registro de cartões.

Comentários