Entorno está dividido em 4 lotes de linhas para licitação do transporte semiurbano

02/11/2012 - Blog Rede Integrada

Reportagem de Rafael Martins

A ANTT dividiu a região do Entorno de Brasília em quatro lotes de linhas para a licitação do sistema de transporte semiurbano. No total são 33 quotas, sendo que cada quota tem um determinado número de linhas. Por exemplo: A ligação Águas Lindas/Brasília faz parte do Lote 3, quota 1, sendo que esta quota tem 39 linhas.

No workshop "Discutindo a Reestruturação do Transporte de Passageiros no Distrito Federal e Entorno", realizado no final de março deste ano em que o Blog Rede Integrada esteve presente, o representante da ANTT, Leandro Rodrigues, explicou como será a licitação.

"Nesta licitação, ao invés de licitar linhas, estamos licitando cotas de exploração, que constitui o direito e o dever de explorar uma determinada ligação. Por exemplo, Águas Lindas-Brasília, então o operador não vai ganhar o direito de fazer uma linha com itinerário e horário definido, ele vai ganhar o direito de explorar aquela ligação, agora a forma de atendimento, que é uma forma de atendimento inicial e isso pode ser alterado na medida que for necessário a gente rever a forma de operação dessa rede. Então isso permite a ANTT fazer adequações a rede, sem causar fragilidade nos contratos que vão ser regulados após a licitação. Nós temos agrupamento dessas cotas de lotes, e estabelecimento de frequências mínimas mais adequadas às demandas de passageiros e nós buscamos com isso orientar o conforto a população, nós estimamos um aumento da frota em 22%, então isso vai gerar um conforto maior para a população do Entorno, nós teremos linhas estruturais, que vão ter serviço durante todo o dia, que é uma das críticas ao transporte do Entorno hoje. Atualmente você só tem linhas no início da manhã e no final do dia, e fizemos uma modelagem de que vai ter linhas estruturais em que vai ser ofertado serviço durante todo o dia com a frequência mínima estabelecida. Temos também regras de flexibilização que permite alterações operacionais inclusive em concordância com o GDF e os municípios do Entorno. Então quando um operador quiser fazer a alteração de uma linha, hoje ele só informa a ANTT e a linha é alterada. Queremos é almejar com a licitação o início de uma integração entre o DF e Entorno e é importante ressaltar que é um caminho natural a integração dos dois sistemas sendo geridos de forma integrada para formar uma rede única de transporte.", conclui.

Hoje a rede de transportes do Entorno, segundo Leandro, constitui de 191 ligações (origens e destinos) em 10 municípios goianos e 29 regiões administrativas do DF composta de 548 linhas com 30 mil viagens semanais e mais de 300 mil passageiros transportados por dias úteis. "É um tipo de transporte tipicamente urbano, e se olharmos as características operacionais dele, vemos que não há diferença com o sistema interno de transporte do DF, e tem picos acentuados no início da manhã e fim da tarde. Essa rede de transporte do Entorno é de complexa operação.", disse o representante da ANTT no seminário.

No site da ANTT você pode conferir mais detalhes de como será a licitação do sistema: Transporte Semiurbano do Entorno do Distrito Federal.



Enviado via iPhone

Comentários