Brasilía testa ônibus elétrico mirando copa de 2014

12/11/2012 - Carsale.uol

Modelo 100% movido a eletricidade será avaliado durante os próximos três meses. Se for aprovado, poderá ser produzido no Brasil até 2014

Autor: da Redação/Foto: Divulgação

Pensando no transporte de torcedores e turistas durante a Copa do Mundo de 2014, a cidade de Brasília inicia os testes com um ônibus movido 100% a eletricidade. Durante os próximos três meses, uma unidade do modelo elétrico circulará pela cidade e será testada por especialistas da Universidade de Brasília e pela população local. Nesse período, que pode ser prorrogado por mais um trimestre, o objetivo é avaliar a viabilidade da utilização do "ônibus ecológico" no transporte público do Distrito Federal (DF).

Produzido na China, onde circulam cerca de 1,8 mil ônibus elétricos, o modelo testado no DF atende os padrões europeus de segurança e de qualidade. Fabricado pelas empresas Rui Hua e Alfa Bus, o veículo funciona com um conjunto de baterias (538 V), que proporcionam autonomia média para rodar até 150 quilômetros.

Cada bateria leva de uma a três horas para ser recarregada e tem vida útil de, pelo menos, cinco anos. O ônibus possui ar condicionado e capacidade para transportar 60 pessoas, sendo 28 sentadas, 31 em pé e um espaço para cadeirante.

Ônibus elétrico produzido no Brasil?

Se o ônibus elétrico for aprovado, o próximo passo é dar andamento nas negociações para abertura de uma fábrica no Brasil. Em 14 de outubro deste ano, a Sociedade de Transporte Coletivo (TCB) assinou o primeiro acordo formal com as empresas Rui Hua e Alfa Bus, fabricantes do ônibus elétrico representadas no Brasil pela S4 Clean Energy.

A expectativa do presidente da TCB, Carlos Koch, é de começar a produzir os veículos elétricos até 2014. "Estamos próximos de renovar toda a frota de Brasília. Mas o grande objetivo é desenvolver o negócio no país. Inicialmente, seria uma fábrica modular, com peças que viriam do exterior", explica Koch.

A introdução de veículos elétricos e híbridos no transporte coletivo também faz parte do acordo celebrado entre o Governo do Distrito Federal e a Federação Internacional de Futebol (FIFA) para a Copa do Mundo de 2014. A meta é que essa frota sirva para transportar torcedores e turistas do aeroporto ao Setor Hoteleiro e ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.


Enviado via iPhone

Comentários