Obras do Expresso DF em ritmo acelerado

02/09/2012 - GDF Dia A Dia

Todos os esforços estão concentrados na obra do Expresso DF, que irá ligar as regiões do Gama, Santa Maria, Park Way e o entorno Sul ao Plano Piloto por meio de veículos articulados. Os operários já chegaram ao chamado subtrecho 2 do projeto, que corresponde à linha que ligará o Catetinho ao Gama.

Até agora já foram concluídos três quilômetros de pavimento rígido (concretagem) e outros três de pavimento flexível (asfalto). A construção dos viadutos também está em andamento. Eles estão localizados no Caub, no balão do Periquito, na Universidade de Brasília (UnB) e na estação do Gama.

A próxima etapa é a finalização dos viadutos, onde haverá a execução dos entroncamentos e terraplanagem. Em seguida, serão iniciadas as obras no terminal de Santa Maria e no trecho da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), chamados subtrecho 3. De lá partirão para o trecho do Park Way ao lado da Estrada Parque Dom Bosco (EPDB), conhecido como subtrecho 6.

O Expresso DF é um modelo de transporte coletivo constituído de ônibus articulados – com capacidade para transportar 160 passageiros – e biarticulados – para até 200 pessoas. A estimativa é que cerca de 220 mil pessoas usem o novo transporte diariamente.

A previsão é que ele esteja em funcionamento até junho de 2013.

De forma integrada, os ônibus circularão em corredores exclusivos, que serão construídos nos canteiros centrais ao longo das seguintes vias: BR-450/EPIA, DF-065, DF-480, BR-040, DF-025 e DF-047. Também serão instaladas estações de embarque e desembarque, além de dois terminais, no Gama e em Santa Maria. A partir de um ponto na BR-040, o trecho será único até os terminais da Asa Sul e da Rodoviária do Plano Piloto. Ao todo, serão 15 estações e 15 passarelas. Os ônibus terão capacidade para até 160 passageiros (no caso dos articulados) e de 200 nos biarticulados (o equivalente a três ônibus convencionais).

Fonte: GDF Dia A Dia

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