DFTrans lança edital de licitação para novos pontos de ônibus

18/09/2012 - DF Trans

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) informa que foi publicado o edital de contratação de empresa especializada na fabricação, fornecimento e implantação de módulos pré-moldados para abrigos de passageiro padrão DFTrans, em paradas de ônibus do Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC) em diferentes pontos do Distrito Federal.

O Distrito Federal possui, aproximadamente, 2.965 abrigos de passageiros de transporte público coletivo que atendem todas as Regiões Administrativas com mais de mil linhas disponíveis no STPC e com mais de 3 mil ônibus em circulação. Devido ao tempo decorrido da implantação de grande parte desse mobiliário, muitas localidades se encontram em defasagem na quantidade de abrigos que são necessários para atender a região. Com o crescimento das cidades, fracionamento de terrenos, duplicação de vias, inversões de tráfego e muitos outros aspectos se faz necessária a implantação de novos abrigos de passageiros em todo o Distrito Federal.

A autarquia possui no cadastro de solicitações de colocação de abrigos de passageiros em pontos de parada de ônibus aproximadamente 2 mil pedidos em todo o Distrito Federal. Pelo fato da prestação de um serviço de transporte público coletivo satisfatório ser obrigação do Estado, é indiscutível a importância da oferta de locais específicos de abrigo aos passageiros do sistema com o mínimo de conforto ao aguardarem o transporte para seu embarque ou desembarque. Abrigos revitalizados, cobertos e bem cuidados oferecem à população proteção quanto à exposição às chuvas e às altas temperaturas solares, além de contribuírem para a valorização das características físicas da cidade.

A melhoria das condições dos pontos de parada acarreta benefícios tanto aos passageiros do sistema quanto aos veículos particulares dele participantes, em virtude da segurança e maior conforto proporcionados a ambos os públicos. Investimentos que qualifiquem e estimulem o uso do transporte público coletivo são importantes por refletirem diretamente na redução de engarrafamentos e retenções no tráfego no momento em que favorecerem a migração de passageiros do transporte particular para o transporte público.

Veja o edital aqui.


Enviado via iPhone

Comentários