sábado, 11 de agosto de 2012

Novos ônibus nas ruas em abril

10/08/2012 - Jornal Alô Brasília

A abertura dos envelopes das empresas que participam da licitação do novo transporte coletivo do Distrito Federal será no dia 14 de setembro. O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) liberou ontem (9) a licitação do novo sistema de transporte público coletivo. O processo selecionará as concessionárias que ficaram responsáveis por operar os três mil veículos que atendem a população da capital do país.

A secretaria de Transporte informou que na edição de hoje (10) do Diário Oficial do Distrito Federal já trará o novo edital. A previsão é de que a nova frota esteja nas ruas do DF até abril – o prazo é de 180 dias a contar da assinatura do contrato com as vencedoras.

A licitação estava suspensa desde maio quando o tribunal pediu o detalhamento dos ônibus que vão operar na Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG). Como a via possui paradas no canteiro central os veículos que atendem a região necessitavam ter portas de amos dos lados - atualmente os onibus do DF possuem portas apenas do lado direito.

Outra alteração solicitada foram correções feitas está a revisão do critério de escolha dos licitantes vencedores em mais de um lote, recaindo a competência da escolha para a Administração, e não à licitante, de forma a assegurar a alternativa de menor preço global para o conjunto dos lotes.

Com votação de ampla maioria, os conselheiros do TCDF, aprovaram as justificativas da secretaria de Transportes. Com todas as alterações realizada no edital o processo poderá continuar.

O governador Agnelo Queiroz destacou que a licitação representará uma mudança radical no transporte público da capital. “A licitação do transporte coletivo agora é uma realidade. Teremos absoluta transparência na gestão do sistema público de transporte, rigor nos horários, otimização das linhas e conforto”, enumerou.

Fonte: Jornal Alô Brasília (http://www.alo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=175830)

Nenhum comentário: