16/04/2012 - Alô Brasília
Na última quinta-feira (11), cerca de 100 passageiros de três ônibus que quebraram na BR 020, em Planaltina, interditaram a pista por 5 horas. Os usuários do transporte público se revoltaram e pararam os dois sentidos da via que liga Planaltina ao Plano Piloto. Na ocasião, um representante do Transporte Urbano do Distrito Federal (Dftrans) se comprometeu a reforçar às linhas com 30 coletivos reserva até o dia seguinte ao protesto.
Nesta segunda-feira (16), o diretor do DFTrans Marco Antônio Campanella, afirmou que a medida não foi colocada em prática. Os moradores da região norte do DF continuam reclamando da falta de ônibus e da precariedade dos veículos. Marcilene Martins, de 26 anos, vai todos os dias de Planaltina para o trabalho na Asa Norte. “Os ônibus quebram todos os dias, só hoje vi três quebrados quando estava indo para o trabalho. No Condomínio Estância, onde eu moro, os ônibus só passam lotados e não param nas paradas. Na hora de voltar pra casa é pior ainda, todo mundo tentando voltar ao mesmo tempo e não tem coletivos suficientes para todo mundo”, argumenta.
Segundo o DFTrans uma empresa será contratada em caráter emergencial para reforçar às linhas de ônibus na região, mas não há data certa, provavelmente para o mês que vem. O protesto de passageiros motivou uma ação do Ministério Público para investigar se o trabalho das empresas que atuam na região é adequado. Caso sejam comprovadas irregularidades, as empresas podem ser multadas em até 10% do valor que é arrecadado semestralmente.
Corredor exclusivo
Nesta segunda-feira, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) liberou a licitação para a implantação de um corredor exclusivo para ônibus que deve atender aos passageiros da região norte. Pelo projeto do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a obra vai custar R$ 12,6 milhões. Além do corredor exclusivo para veículos do transporte público, o projeto prevê ainda a implantação de terminais de embarque e desembarque de passageiros.
O próximo passo é escolher a empresa para realizar às obras, após este processo do início das obras, até a entrega final dos trabalhos deve durar cerca de 5 anos.
Fonte: Jornal Alô Brasília (http://www.alo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=164863)
Na última quinta-feira (11), cerca de 100 passageiros de três ônibus que quebraram na BR 020, em Planaltina, interditaram a pista por 5 horas. Os usuários do transporte público se revoltaram e pararam os dois sentidos da via que liga Planaltina ao Plano Piloto. Na ocasião, um representante do Transporte Urbano do Distrito Federal (Dftrans) se comprometeu a reforçar às linhas com 30 coletivos reserva até o dia seguinte ao protesto.
Nesta segunda-feira (16), o diretor do DFTrans Marco Antônio Campanella, afirmou que a medida não foi colocada em prática. Os moradores da região norte do DF continuam reclamando da falta de ônibus e da precariedade dos veículos. Marcilene Martins, de 26 anos, vai todos os dias de Planaltina para o trabalho na Asa Norte. “Os ônibus quebram todos os dias, só hoje vi três quebrados quando estava indo para o trabalho. No Condomínio Estância, onde eu moro, os ônibus só passam lotados e não param nas paradas. Na hora de voltar pra casa é pior ainda, todo mundo tentando voltar ao mesmo tempo e não tem coletivos suficientes para todo mundo”, argumenta.
Segundo o DFTrans uma empresa será contratada em caráter emergencial para reforçar às linhas de ônibus na região, mas não há data certa, provavelmente para o mês que vem. O protesto de passageiros motivou uma ação do Ministério Público para investigar se o trabalho das empresas que atuam na região é adequado. Caso sejam comprovadas irregularidades, as empresas podem ser multadas em até 10% do valor que é arrecadado semestralmente.
Corredor exclusivo
Nesta segunda-feira, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) liberou a licitação para a implantação de um corredor exclusivo para ônibus que deve atender aos passageiros da região norte. Pelo projeto do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a obra vai custar R$ 12,6 milhões. Além do corredor exclusivo para veículos do transporte público, o projeto prevê ainda a implantação de terminais de embarque e desembarque de passageiros.
O próximo passo é escolher a empresa para realizar às obras, após este processo do início das obras, até a entrega final dos trabalhos deve durar cerca de 5 anos.
Fonte: Jornal Alô Brasília (http://www.alo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=164863)
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