Entorno DF: Minuta é elaborada para envolver Goiás, DF e União no VLT do Entorno

28/04/2012 - A Redação

Representantes de órgãos do governo do Estado se reuniram, na manhã desta quinta-feira (26/4), para elaborar uma minuta pedindo o envolvimento dos governos de Goiás e do Distrito Federal e também da União na gestão integrada do transporte urbano entre o Entorno do DF e Brasília. A integração com o sistema ferroviário deve ser feita por meio do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O meio de transporte, que ligará Luziânia a Brasília, está previsto para ser licitado em novembro deste ano, com previsão para ser inaugurado em novembro de 2013. Para a implantação do VLT, os técnicos afirmaram que os trilhos da ferrovia deverão ser aproveitados, o que representa menor tempo das obras. A afirmação foi feita na última reunião que a comitiva participou sobre o assunto, no dia 18 de abril, na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Infraestrutura Wilder Morais, o presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Humberto Tannús, e os membros do Ministério Público de Goiás (MP-GO), Patrícia Gimenes e Érico de Pina. A minuta da integração será desenvolvida em parceria com o Centro Interdisciplinar em Trasnportes da Universidade de Brasília (Ceftru-UnB) e promotores goianos. Após a conclusão, a minuta passará pela aprovação dos governadores de Goiás e do DF para ser encaminhada à ANTT. Com a conclusão do projeto de integração do transporte, o convênio entre governos e União deverá ser assinado.

Comentários