DF: Detran-DF pronto para multar os apressadinhos da W3 Sul

15/03/2012 - O Coletivo


Os motoristas que invadirem o corredor exclusivo de ônibus que, desde quinta-feira está funcionando na W3 Sul, devem começar, a partir do próximo dia 14, a ser multados pelo Detran. Cerca de 480 ônibus circulam diariamente por aquela via. A finalidade é reduzir o fluxo de veículo em até 10 minutos.

A informação foi dada pela gerente de engenharia de trânsito Mônica Veloso. Ela diz que, pelos próximos 30 dias, os motoristas que trafegarem na via serão orientados acerca do significado das sinalizações verticais, nas placas, e horizontais, nas pistas.

“Vamos ensinar o significado das linhas pontilhadas e contínuas para que os motoristas não cometam infrações. A faixa da direita está demarcada ao longo dos 7km da avenida, que começa no Setor Comercial Sul e vai até a 716/516 Sul, nos dois sentidos, com a finalidade de reduzir o fluxo de veículo em até 10 minutos”.

A medida faz parte da reestruturação do sistema de transporte público pelo GDF que está trabalhando para incentivar o uso do transporte coletivo, tornando as viagens de ônibus mais rápidas. Táxis e transporte escolar também poderão utilizá-la.

A fiscalização será feita pelo Detran, pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e pelo DFTrans. O valor da multa para os condutores que usarem a faixa exclusiva é de R$ 53,23. A infração será considerada leve, com perda de três pontos na carteira. “A última coisa que queremos é aplicar a multa. A sociedade deve se conscientizar e respeitar a decisão do governo de facilitar a vida dos usuários do transporte público”, complementou Márcia.

Com a mudança, o acesso às quadras 500 da W3 Sul poderá ser feito por onde a faixa exclusiva é pontilhada. Nas 700, em frente às casas, a faixa é contínua, mas os moradores vão poder cruzar a via sem maiores problemas.

"Vamos ensinar o significado das linhas pontilhadas e contínuas para que os motoristas não cometam infração.",diz Mônica Veloso, gerente de engenharia de trânsito.

Comentários