W3 Sul já tem faixas exclusivas e orientação deve começar no próximo dia 15

27/02/2012 - Correio Braziliense


A pintura das faixas exclusivas para ônibus na W3 Sul foi concluída. Quem percorreu os 7 Km da via nesta segunda-feira percebeu a sinalização vertical que delimita o espaço para os coletivos. Em 15 de março, os motoristas começarão a ser orientados a respeitar os corredores. Depois de um mês de conscientização, radares eletrônicos e agentes do Departamento de Trânsito do DF (Detran) começarão a aplicar multas. Diariamente, 480 ônibus passam pelo local, totalizando 2,4 mil viagens.

A experiência já é aplicada na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Porém, a maior preocupação na W3 Sul é o com os retornos. "A faixa contínua delimita o espaço dos coletivos; a pontilhada mostra onde os condutores dos carros podem entrar para acessar as quadras", explicou o diretor de engenharia de trânsito do Detran, José Lima Simões.

Outros seis corredores devem ser implantados no DF nos próximos meses: nas avenidas Hélio Prates e Elmo Serejo, no Eixo Monumental, na Estrutural e na BR-020. A intenção é reduzir o tempo de viagem dos passageiros e incentivar a migração de usuários de carros para coletivos.

Comentários