terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Motorista ignora faixa exclusiva no 1º dia de operação na EPTG

31/01/2012 - G1

Muitos motoristas que passaram pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG) nesta manhã não respeitaram o corredor exclusivo de ônibus semiexpressos, inaugurado nesta terça-feira (31). A medida restringe o uso das faixas da esquerda da via, nos dois sentidos, a linhas específicas do transporte coletivo público.

Fiscais do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detra) apenas orientaram motoristas que insistiam em trafegar pela faixa exclusiva. Ainda não há previsão de quando as multas pelo desrespeito ao corredor serão aplicadas.

Durante 45 minutos, entre 8h50 e 9h35 desta terça, sete ônibus semiexpressos passaram pelo corredor, no sentido Plano Piloto. Os veículos estavam com poucos passageiros. Nas vias marginais, ônibus tradicionais transportaram passageiros que desembarcaram na EPTG.

O diretor técnico do DFTrans, Lúcio Lima, afirmou que oito linhas estão fazendo o percurso semiexpresso, número que pode aumentar. “A partir do número 551 até a 557 passarão a operar na linha semiexpressa. É importante esclarecer à população que, nesse primeiro dia, é um número pequeno de ônibus, porém, na medida em que a demanda for aumentando, nós certamente aumentaremos a quantidade de ônibus.”

Lima indica como funciona a modalidade semiexpressa: “Quem vem do Setor O, Ceilândia, Taguatinga, a última parada é no centro de Taguatinga. Ele pega o corredor semiexpresso e para somente a partir da parada da Octogonal. No sentido inverso, a última parada no Plano é na Octogonal e só volta a parar no centro de Taguatinga.”

Apesar do bom fluxo na EPTG no primeiro dia de corredor de ônibus, foi possível verificar retenção na chegada à Octogonal. "Os problemas de afunilamento, tanto em Taguatinga como na região da Octogonal, vão continuar existindo porque a frota é rigorosamente a mesma ", disse o diretor do DFTrans, Marco Antônio Campanella, em coletiva que anunciou a medida.

De acordo com o DFTrans, 220 ônibus passam por dia na EPTG. Eles atendem mais de 22 mil passageiros. A frota de carros também é grande: 6,5 mil por dia.

O DFTrans informa que o objetivo da faixa exclusiva é diminuir o tempo da viagem em transporte coletivo, organizar o fluxo de carros, diminuindo a ocorrência de engarrafamentos, e aumentar a segurança na via.