GDF afirma que passagem de ônibus não terá reajuste


Auditoria feita pelo GDF conclui que os empresários não têm prejuízo com o transporte público e descartou o aumento de tarifas. Os rodoviários cancelaram a assembléia que fariam no domingo (25).
 DF TV - 23/10/2010
















A decisão foi anunciada depois de um mês de análise das planilhas de custo das empresas. A conclusão dos técnicos do governo foi de que não havia motivos para o aumento das passagens.

A auditoria que o GDF vai divulgar na segunda-feira (26) deve apontar que o sistema de transporte opera sem déficit, ao contrário do que afirmam os empresários, que alegam trabalhar com um prejuízo de 28%. O governo também deve publicar um decreto para que a cada pedido de aumento de tarifa seja feita uma auditoria como esta.

O governo vai propor também que as tarifas sejam reajustadas anualmente com base nos custos das empresas e na inflação, como já ocorre em outras cidades. Assim, os passageiros não serão pegos de surpresa e poderão se preparar para o aumento.

O sindicato das empresas afirma que não tem dinheiro para pagar a primeira parcela dos salários de motoristas e cobradores do próximo mês. Os passageiros temem que as paralisações continuem.

“No final eles vão acabar fazendo chantagem, a passagem vai ser aumentada e ninguém vai poder reclamar”, relata o estudante Wagner Chagas. A auxiliar de limpeza Elda Gomes acredita que o ideal seria o preço continuar como está, sem aumento de passagem. “Eu acho um absurdo a passagem de Brasília custar R$ 3”, sublinha.

O governador do DF, Rogério Rosso, disse que não terá pressão de empresário que o faça liberar o aumento de tarifa. “Aumento de tarifa se dá com necessidade verdadeira”, declara.

O sindicato das empresas não comentou a decisão do governador. Os rodoviários cancelaram a assembléia que fariam domingo porque os empresários já mandaram para o banco o pagamento do adiantamento salarial, que estava atrasado.

Comentários

Unknown disse…
Aqui em SP o valor era de 2,30 e subiu para 2,70

E o governo quer investir em mais qualidade no transporte para o preço ser mais justo...

Recomendo este artigo: http://blog.orestesquercia.com.br/paulistas-merecem-transporte-publico-de-qualidade/