Taxistas do Aeroporto protestam contra o fim da bandeira 2 e a tarifa pré-paga



Publicação:
 04/03/2010 10:44 Atualização: 04/03/2010 10:47
 - (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press )
Os taxistas do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitscheck realizaram na manhã desta quinta-feira (4/3) uma manisfestação contra os novos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC). Assinados nesta quarta-feira (3/3), pelo secretário de Transportes, Alberto Fraga, o acordo foi proposto pela 4ª Promotoria de Defesa do Consumidor (Prodecon).

A decisão do governo em licitar 500 novas permissões, o fim da cobrança da bandeira 2  e a implantação da tarifa de táxi pré-paga no Aeroporto Internacional de Brasília - onde o passageiro se dirige até um guichê, informa o destino e paga pelo bilhete de táxi antecipadamente - fizeram com que os taxistas manifestassem a indiginação.
 
Eles argumentam que fazem tudo o que o governo exige, como capacitação, cursos de línguas, mas em troca só tem prejuízo. O quilômetro rodado na bandeira 1 custa R$ 1,80. A bandeira 2 — adotada aos sábados, domingos, feriados e após as 22h — cobra R$ 2,28 por quilômetro rodado.
 
Protesto
A manifestação teve início às 9h, os taxistas bloquearam a pista após o balão do Aeroporto, no sentido Sul, com pneus, pedras e pedaços de madeira. Ao ser acionada, a Polícia Militar seguiu para o local. " A negociação foi trânquila. Assim que ficamos sabendo, disponibilizamos uma equipe para conter o problema", disse o capitão da Polícia Militar, Márcio Gomes.

Por volta das 9h45, a pista foi liberada. Os manifestantes seguiram em direção ao Sindicato dos Permissionários de Táxi e Motoristas Auxiliares (Sintetaxi).
 
Encontro  
Às 15h, o governador em exercício, Wilson Lima, deve receber  os taxistas para que seja discutido as mudanças no TAC. Os manifestantes ameaçaram ainda que de acordo com o resultado da reunião, os protestos continuam nesta quarta-feira (4/3).

Comentários