VLP

VLP vai se tornar realidade

GDF assina contrato com o BNDES para receber empréstimo que permitirá o início das obras do Veículo Leve sobre Pneus no fim deste ano

O projeto do Veículo Leve sobre Pneus (VLP) está próximo de sair do papel. O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, assinou ontem um contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pelo qual o governo local receberá um empréstimo de R$ 27 milhões. Os recursos adquiridos, juntamente com R$ 10 milhões do orçamento do GDF, permitirão o início das obras até o fim deste ano. O governo ainda pretende fechar um empréstimo de R$ 300 milhões com a Corporação Andina de Fomento (CAF), no ano que vem, para dar continuidade ao projeto, que custará aproximadamente R$ 600 milhões e tem previsão de ficar pronto em quatro anos.

O dinheiro conseguido com o BNDES faz parte de um programa emergencial de empréstimos, incentivados pelo governo federal, para os 27 estados da federação que perderam fontes de recursos devido à crise econômica mundial. Até o momento, o BNDES assinou contratos com seis estados (Brasília seria o sétimo) e conta com outros nove acordos aprovados. “O governo do DF se mostrou um companheiro forte, com uma excelente capacidade de gestão, o que nos dá mais tranquilidade na hora de conceder empréstimos”, destacou o diretor do BNDES, Élvio Gáspar.

Inicialmente, o VLP, que se assemelha mais ao metrô do que aos ônibus, ligará as cidades de Santa Maria e Gama ao Plano Piloto. A pista, exclusiva do novo veículo, passará pelo canteiro central da BR-040 até o Park Way. As obras ainda não têm data certa para começar, visto que falta tirar a licença de instalação, mas os trabalhos serão iniciados pelo Gama na direção do Catetinho. Ao longo da via do VLP, serão construídas 11 estações, além de três grandes terminais nas cidades atendidas e no Park Way. O contrato com as empreiteiras responsáveis pela construção já foram assinados. O VLP também estará dentro do sistema integrado de transporte público desenvolvido pelo governo local.

Cada trem sobre rodas terá capacidade para transportar até 160 passageiros. Segundo estimativa levantada pela Secretaria de Transportes, a região de Santa Maria e Gama apresenta uma demanda alta. “A expectativa é de que o VLP atenda até 180 mil pessoas dessas localidades”, ressaltou o secretário de Transportes, Alberto Fraga. Quando estiver concluído, o sistema do VLP deverá contar com até 210 veículos disponíveis para a população. Os transportes serão adquiridos pelas empresas que ganharem a concorrência para operar o sistema, em uma licitação a ser realizada mais próximo do fim das obras.

Marco
Para o governador Arruda, a instalação do VLP representa um marco importante no DF. “Todas as cidades do mundo têm se preocupado em adotar tecnologias desse tipo nos sistemas de transporte público. No Brasil, devido à Copa de 2014, acredito que outros estados passarão a se preocupar ainda mais com isso. O sistema vai ser exatamente igual ao de Curitiba, com uma pista exclusiva de ônibus articulados”, detalhou. “Estamos já trabalhando na Linha Verde, que é o eixo Taguatinga/Ceilândia/Samambaia, no eixo Sobradinho/Planaltina, com a construção de marginais do Colorado até Sobradinho, e com a duplicação da BR-020. Com o VLP, estamos iniciando o terceiro Eixo, que é Gama/Santa Maria”, acrescentou.

Além das obras do VLP, o governador comentou sobre outros projetos relativos ao transporte público do DF. “O BNDES está analisando um pedido de empréstimo nosso para dar continuidade ao metrô e construir as novas estações do Setor O e da Asa Norte. Também temos previsão de que os novos trens do metrô devem chegar a Brasília em março do ano que vem”, ressaltou Arruda.

Escolas
Pela manhã, o governador inaugurou a Escola Classe 2, do Arapoanga, e seis salas de aula do Centro de Ensino Fundamental Várzeas, no núcleo rural Tabatinga, ambas na região de Planaltina. “Nesta semana, vamos inaugurar 23 escolas em todo o DF. Trata-se de 453 novas salas de aula, que vão permitir a contratação de 453 professores”, destacou Arruda. A Escola Classe 2 do Arapoanga conta com 24 salas de aula. A obra custou R$ 2 milhões. Já as seis salas de aula do Centro de Ensino Fundamental Várzeas custaram R$ 300 mil aos cofres públicos.

Energia elétrica

Com uma capacidade de transporte de passageiros muito maior do que os ônibus, piso mais baixo e projetado para alcançar velocidades mais altas, o VLP ainda usa um tipo de combustível diferente dos automóveis comuns. Ele funcionará com energia elétrica, transmitida para o veículo por um cabo a ser instalado diretamente na pista.

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