Entorno

DIÁRIO DA MANHÂ

29/08/09

Marconi e Arruda discutem transporte no Entorno do DF

Assunto está na pauta da Comissão de Infraestrutura do Senado, presidida pelo tucano. Governador vai participar. Tema interessa a 3 milhões de usuários

Senador Marconi Perillo (PSDB) e governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM): parceria. Em um encontro de quase uma hora, o senador Marconi Perillo (PSDB) e o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), discutiram a questão do transporte coletivo dos municípios de Goiás no Entorno do Distrito Federal. Arruda é um dos convidados para a audiência pública, proposta pelo senador Marconi, que vai debater o assunto na Comissão de Infraestrutura do Senado, com data prevista para o início de outubro. Além do governador do DF, foram convidados para o debate o governador de Goiás, Alcides Rodrigues; o presidente da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), Bernardo Figueiredo; e líderes comunitários.

Cerca de três milhões de pessoas utilizam os transportes semiurbanos mensalmente na região do Distrito Federal. De acordo com a ANTT, o Entorno conta hoje com 1.303 ônibus de oito empresas diferentes. Desses, 1.084 são para transporte semiurbano, que circulam em 23 cidades, povoados e vilarejos da região. A idade média dos ônibus é de 10 anos, tanto para o semiurbano quanto para o convencional.

Além do alto preço das tarifas, que chegam a R$ 4,25, e da falta de segurança e de conforto dos ônibus, as principais reclamações dos passageiros registradas na ANTT têm relação com a quebra de veículos e o tempo de espera nas paradas.

Durante o encontro com Marconi, quinta-feira, no Centro Administrativo do Governo do DF, o governador Arruda chamou o secretário de Transportes, Alberto Fraga, e pediu para que na reunião no Senado sejam apresentadas medidas para resolver o problema do transporte coletivo no Entorno.

Comentários