terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cootarde

TRIBUNA DO BRASIL

04/08/09

Micro-ônibus param na EPTG

Aconteceu novamente. Cerca de 100 micro-ônibus deixam de circular ontem de manhã, no Distrito Federal, prejudicando usuários do transporte coletivo em Santa Maria, Gama e Ceilândia. A intenção da manifestação dos motoristas da cooperativa de micro-ônibus Cootarde é, de acordo com a Empresa, exigir mais linhas e mais segurança para seus funcionários e aos usuários.

No total, metade dos veículos da Empresa ficaram estacionados em frente à residência oficial do governador do Distrito Federal, ocupando a faixa da direita e o acostamento da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), sentido Águas Claras/Plano Piloto. O trânsito na via ficou complicado até por volta das 10h30, quando os micro-ônibus voltaram a circular normalmente.

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) colocou ônibus das empresas Viplan e Planeta para realizar o serviço nas cidades afetadas pela paralisação. Para a vice-presidente da Cootarde, Maria Anália Bispo de Sousa, a manifestação ocorreu pelo corte de linhas que a Empresa perdeu há três meses. “Tiraram da gente linhas do Recanto das Emas e de Santa Maria. Tivemos com isso um déficit de, mais ou menos, mil passageiros. Não estamos com condições sequer de pagar os funcionários”, explicou.

Porém, segundo a Secretaria de Transporte do DF, o que ocorreu foi uma readequação no sistema. O DFTrans realiza estudos frequentes da demanda dos micro-ônibus e modifica linhas quando necessário de forma a melhorar o sistema de transporte coletivo. Quanto à segurança, a Secretaria prometeu que em dois meses ocorrerá a instalação de câmeras nos micro-ônibus. As negociações entre a Cootarde e o DFtrans estão em andamento