quinta-feira, 30 de julho de 2009

Rápido Planaltina

Ônibus é incendiado em Planaltina de Goiás

Um ônibus da empresa Rápido Planaltina foi incendiado na manhã desta quinta-feira (30/7), por volta das 5h40, no Setor Itapoã, em Planaltina de Goiás. De acordo com a polícia, apenas o motorista e o cobrador estavam no veículo no momento do início do incêndio. Ninguém ficou ferido. O ato foi intencional e pode ter sido uma represália ao aumento recente no preço das passagens de transporte coletivo. A tarifa passou de R$ 4,05 a R$ 4,25. A taxa é considerada abusiva pelos moradores.Três homens são suspeitos de terem cometido o ato de depredação, mas nenhum foi identificado.

Segundo agentes do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da cidade, esta não é a primeira manifestação. Desde o aumento das passagens, já houve outros ônibus depredados.

O aumento

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizado reajuste de 6,211% para linhas do transporte semi-urbano na última sexta-feira (24/7). Segundo a ANTT, o reajuste é anual e ocorre na segunda quinzena de julho. No ano passado, o aumento foi de 8,19%.

O percentual autorizado varia de acordo com os índices de inflação setoriais, publicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Greve de Fome

Há cinco dias, o prefeito da Cidade José Olinto Neto está em greve de fome contra as tarifas cobradas pela Rápido Planaltina, única empresa que opera entre a cidade goiana e o Distrito Federal. Ele é acompanhamento por médico e está à base de soro.

O prefeito acusa de monopólio a empresa que tem a concessão da linha entre o município goiano e Brasília. A Rápido Planaltina acusa o prefeito de liderar uma manobra para beneficiar seu grupo político com a concessão da linha para Brasília. A ANTT informou que a empresa tem a concessão dada pelo Ministério dos Transportes anterior a 2002.

Fonte: Correio Braziliense.

Vou levantar algumas informações para saber qual foi o veículo,