1960 - 1969


Histórico

O plano de transporte coletivo do Plano Piloto, concebido pelo arquiteto Lucio Costa, previa 4 linhas de ônibus, todas partindo da Rodoviária do Plano Piloto:

Circular Asa Norte, nos dois sentidos
Circular Asa Sul, nos dois sentidos
Três Poderes
Praça da Municipalidade

Com 3 linhas suplementares denominadas linhas de Turismo:

Palácio Alvorada - Aeroporto
Península Norte
Península Sul

As linhas das cidades satélites deveriam seguir pelo Eixo Rodoviário. Até outubro de 1960 não foi decidido se o sistema seria operado pela prefeitura ou empresas particulares. A medida dependia de um referendo da Câmara Federal. Enquanto isso a população sofria com a falta de transporte. Só foi decidido que as linhas das cidades satélites seriam operadas por empresas particulares.


O Globo, 10/05/1960

Correio Braziliense, 09/12/1960

Jornal do Brasil (RJ), 23/02/1961

Manchete, 21/04/1961

Rodoviária do Plano Piloto
Foto Arquivo Público do DF
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TCB em 1961
Foto Marcel Gautherot
Coleção IMS

TCB em 1961
Foto Marcel Gautherot
Coleção IMS


Em dezembro de 1962, a TCB contava com 75 carros, 800 funcionários e 21 linhas, transportando diariamente cerca de 61 mil passageiros. No Distrito Federal havia ainda 80 carros de 5 empresas particulares que ligavam Taguatinga e o Núcleo Bandeirante ao Plano Piloto.

Em abril de 1963, a TCB transportava diariamente cerca de 65 mil passageiros do total de 130 mil passageiros do Distrito Federal. A demanda da TCB aumentava gradativamente. O Distrito Federal contava com 5 empresas particulares: Viação Machado, Planeta, Pioneira, São Sebastião e Alvorada, com frota total de 65 ônibus.


Correio da Manhã, 06/01/1960


Linhas e empresas de Taguatinga em julho de 1966

Taguatinga Norte - Rodoviária do Plano Piloto, Viação Planeta
Taguatinga - Rodoviária do Plano Piloto, Viação Pioneira, 40 carros
Taguatinga - Núcleo Bandeirante, TCB com dois carros
Circular Taguatinga, Viação São Sebastião, 22 carros
Viação Machado, 30 carros


Rodoviária do Plano Piloto em 1967. Ver em 10:14
Brasília - Contradições de Uma Cidade Nova 

Carros da Viação Pioneira e da TCB ao fundo na Rodoviária do Plano Piloto
Cartão Postal Brastur




REFERÊNCIAS:

Transportes solução prometida. Correio Braziliense. Brasília. 23 outubro 1960. p.7.

Meios de Transporte. Correio Braziliense. Brasília. 31 julho 1966. 

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