Histórico
O plano de transporte coletivo do Plano Piloto, concebido pelo arquiteto Lucio Costa, previa 4 linhas de ônibus, todas partindo da Rodoviária do Plano Piloto:
Circular Asa Norte, nos dois sentidos
Circular Asa Sul, nos dois sentidos
Três Poderes
Praça da Municipalidade
Com 3 linhas suplementares denominadas linhas de Turismo:
Palácio Alvorada - Aeroporto
Península Norte
Península Sul
As linhas das cidades satélites deveriam seguir pelo Eixo Rodoviário. Até outubro de 1960 não foi decidido se o sistema seria operado pela prefeitura ou empresas particulares. A medida dependia de um referendo da Câmara Federal. Enquanto isso a população sofria com a falta de transporte. Só foi decidido que as linhas das cidades satélites seriam operadas por empresas particulares.
O Globo, 10/05/1960
Correio Braziliense, 09/12/1960
Manchete, 21/04/1961
Rodoviária do Plano Piloto
Foto Arquivo Público do DF
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Foto Marcel Gautherot
Coleção IMSEm dezembro de 1962, a TCB contava com 75 carros, 800 funcionários e 21 linhas, transportando diariamente cerca de 61 mil passageiros. No Distrito Federal havia ainda 80 carros de 5 empresas particulares que ligavam Taguatinga e o Núcleo Bandeirante ao Plano Piloto.
Em abril de 1963, a TCB transportava diariamente cerca de 65 mil passageiros do total de 130 mil passageiros do Distrito Federal. A demanda da TCB aumentava gradativamente. O Distrito Federal contava com 5 empresas particulares: Viação Machado, Planeta, Pioneira, São Sebastião e Alvorada, com frota total de 65 ônibus.
Linhas e empresas de Taguatinga em julho de 1966
Taguatinga Norte - Rodoviária do Plano Piloto, Viação Planeta
Taguatinga - Rodoviária do Plano Piloto, Viação Pioneira, 40 carros
Taguatinga - Núcleo Bandeirante, TCB com dois carros
Circular Taguatinga, Viação São Sebastião, 22 carros
Viação Machado, 30 carros
Rodoviária do Plano Piloto em 1967. Ver em 10:14
Brasília - Contradições de Uma Cidade Nova
Carros da Viação Pioneira e da TCB ao fundo na Rodoviária do Plano Piloto
Cartão Postal Brastur
REFERÊNCIAS:
Transportes solução prometida. Correio Braziliense. Brasília. 23 outubro 1960. p.7.
Meios de Transporte. Correio Braziliense. Brasília. 31 julho 1966.
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