Histórico
Em 5 de janeiro de 1981, circulam os últimos ônibus interestaduais na Rodoviária do Plano Piloto, transferidos no dia seguinte para a Rodoferroviária de Brasília.
Em 30 de abril de 1981, foram inauguradas as primeiras linhas do Transporte de Vizinhança.
Em 27 de maio de 1981, entram em operação 13 novas linhas entre as cidades satélites e o Plano Piloto, passando pela Universidade de Brasília (UNB):
Setor O - UNB, via EPTG, Viação Pioneira, 5 carros
Setor O - UNB, via Estrutural, TCB, 5 carros
Setor P Norte - UNB, via EPTG, Viação Pioneira, 5 carros
Setor P Sul - UNB, via Estrutural, Viação Pioneira, 5 carros
Setor M - L2 Norte, via UNB, TCB, 4 carros
Taguacenter - UNB, via L2 Sul, Viação Pioneira, 5 carros
Planaltina - L2 Sul, via UNB, TCB, 4 carros
Sobradinho - L2 Sul, via UNB, TCB, 4 carros
Gama Leste - UNB, via L2 Sul, Viplan, 6 carros
Gama Oeste - UNB, via L2 Sul, Viplan, 6 carros
Guará I e II - UNB, via L2 Sul, Viplan, 5 carros
Núcleo Bandeirante - UNB, Viplan, 1 carro
Cruzeiro - L2 Norte, via UNB, Viplan 4 carros
Em 30 de maio de 1981, as passagens dos ônibus foram reajustadas em até 62%.
Em 27 de julho de 1981, o sistema de Transporte de Vizinhança com 14 linhas foi reformulado, ganhando 4 novas linhas.
Correio Braziliense, 26/07/1981, p.30.
Terminal do Transporte de Vizinhança na 216 Norte
Correio Braziliense, 28/07/1981, p.15
Correio Braziliense, 19/05/1982, p.17
Correio Braziliense, 12/06/1983, p.32
Correio Braziliense, 22/06/1984, p.14
Em novembro de 1984, o Governo do Distrito Federal apresentou o plano de implantação de ônibus elétricos, considerados mais econômicos, confortáveis e menos poluentes que os ônibus a diesel. O plano, no entanto, nunca foi executado.
Demanda
Em fevereiro de 1985, o sistema de transporte público por ônibus do Distrito Federal transportava diariamente cerca de 550 mil passageiros.
Correio Braziliense, 14/02/1986, p.19
Correio Braziliense, 13/09/1986, p.18
O sistema de transporte público por ônibus do Distrito Federal transportava diariamente cerca de 800 mil passageiros, com frota de 1404 ônibus, sendo 539 na Pioneira/Planeta e 444 na Viplan.
Correio Braziliense, 06/01/1987, p.1
Correio Braziliense, 06/01/1987, p.17
Correio Braziliense, 08/05/1987, p.1
Correio Braziliense, 08/05/1987, p.18
Nova tarifas em novembro de 1987
Correio Braziliense, 15/11/1987, p.30
Até novembro de 1987, o embarque nos ônibus era pela frente. Em 1988 passou a ser pela porta traseira. A medida durou pouco tempo, pois em 1989 o embarque voltou a ser feito pela porta dianteira, em função da evasão financeira provocada pelos calotes, que chegava a 15% da receita.
Correio Braziliense, 15/10/1988, p.19
Correio Braziliense, 06/12/1988, p.21
Correio Braziliense, 03/03/1989, p.21
REFERÊNCIAS:
Ônibus para a UNB mais 13 linhas ligarão satélites à Universidade. Correio Braziliense. Brasília. 21 maio 1981. p.9.
Trólebus vai ligar o Plano às Satélites. Correio Braziliense. Brasília. 23 novembro 1984. p.23.
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