1980 - 1989

Histórico

Em 5 de janeiro de 1981, circulam os últimos ônibus interestaduais na Rodoviária do Plano Piloto, transferidos no dia seguinte para a Rodoferroviária de Brasília.

Em 30 de abril de 1981, foram inauguradas as primeiras linhas do Transporte de Vizinhança.

Correio Braziliense, 17/05/2011, p.33


Em 27 de maio de 1981, entram em operação 13 novas linhas entre as cidades satélites e o Plano Piloto, passando pela Universidade de Brasília (UNB):

Setor O - UNB, via EPTG, Viação Pioneira, 5 carros
Setor O - UNB, via Estrutural, TCB, 5 carros
Setor P Norte - UNB, via EPTG, Viação Pioneira, 5 carros
Setor P Sul - UNB, via Estrutural, Viação Pioneira, 5 carros
Setor M - L2 Norte, via UNB, TCB, 4 carros
Taguacenter - UNB, via L2 Sul, Viação Pioneira, 5 carros
Planaltina - L2 Sul, via UNB, TCB, 4 carros
Sobradinho - L2 Sul, via UNB, TCB, 4 carros
Gama Leste - UNB, via L2 Sul, Viplan, 6 carros
Gama Oeste - UNB, via L2 Sul, Viplan, 6 carros
Guará I e II - UNB, via L2 Sul, Viplan, 5 carros
Núcleo Bandeirante - UNB, Viplan, 1 carro
Cruzeiro - L2 Norte, via UNB, Viplan 4 carros

Em 30 de maio de 1981, as passagens dos ônibus foram reajustadas em até 62%.

Em 27 de julho de 1981, o sistema de Transporte de Vizinhança com 14 linhas foi reformulado, ganhando 4 novas linhas.

Correio Braziliense, 26/07/1981, p.30.

Terminal do Transporte de Vizinhança na 216 Norte
Correio Braziliense, 28/07/1981, p.15

Correio Braziliense, 19/05/1982, p.17

Correio Braziliense, 12/06/1983, p.32

Correio Braziliense, 22/06/1984, p.14


Em novembro de 1984, o Governo do Distrito Federal apresentou o plano de implantação de ônibus elétricos, considerados mais econômicos, confortáveis e menos poluentes que os ônibus a diesel. O plano, no entanto, nunca foi executado.

Demanda

Em fevereiro de 1985, o sistema de transporte público por ônibus do Distrito Federal transportava diariamente cerca de 550 mil passageiros.


Correio Braziliense, 14/02/1986, p.19

Correio Braziliense, 13/09/1986, p.18

Correio Braziliense, 24/10/1986, p.22


O sistema de transporte público por ônibus do Distrito Federal transportava diariamente cerca de 800 mil passageiros, com frota de 1404 ônibus, sendo 539 na Pioneira/Planeta e 444 na Viplan.


Correio Braziliense, 06/01/1987, p.1

Correio Braziliense, 06/01/1987, p.17

Correio Braziliense, 08/05/1987, p.1

Correio Braziliense, 08/05/1987, p.18

Nova tarifas em novembro de 1987
Correio Braziliense, 15/11/1987, p.30


Até novembro de 1987, o embarque nos ônibus era pela frente. Em 1988 passou a ser pela porta traseira. A medida durou pouco tempo, pois em 1989 o embarque voltou a ser feito pela porta dianteira, em função da evasão financeira  provocada pelos calotes, que chegava a 15% da receita.


Correio Braziliense, 15/10/1988, p.19

Correio Braziliense, 06/12/1988, p.21

Correio Braziliense, 03/03/1989, p.21




REFERÊNCIAS:

Ônibus para a UNB mais 13 linhas ligarão satélites à Universidade. Correio Braziliense. Brasília. 21 maio 1981. p.9.

Trólebus vai ligar o Plano às Satélites. Correio Braziliense. Brasília. 23 novembro 1984. p.23.

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