Histórico
Até 1970, a TCB era a empresa que mais transportava em todo o Distrito Federal, computando naquele ano 35.429.507 passageiros contra 27.839.481 das empresas privadas. Mas a partir de 1971 a demanda foi sendo reduzida em função de parte de suas linhas serem entregues às empresas privadas. Em 1971 a TCB transportou 21.112.610 passageiros contra 46.104.601 das empresas privadas. A partir de então a TCB passou a ser uma empresa deficitária.
Rodoviária do Plano Piloto por volta de 1970
Diário de Notícias (RJ), 01/01/1971
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Em 27 de março de 1971, as primeiras famílias removidas da Vila IAPI no Núcleo Bandeirante foram assentadas em barracos em Ceilândia, cidade que ainda estava no início da construção.
Em 7 de novembro de 1972, através de Decreto, o governador do Distrito Federal, Prates da Silveira, definiu as áreas de atuação das empresas de ônibus:
TCB: Plano Piloto e Núcleo Bandeirante;
Planeta e Pioneira: ligações de Taguatinga, Ceilândia e Brazlândia para o Plano Piloto;
Viplan: ligação interna em algumas cidades satélites e linhas para o Setor Militar Urbano e Cruzeiro;
Alvorada: ligação entre Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga e linhas internas.
Em agosto de 1974, técnicos da secretaria de transportes públicos estudavam a possibilidade de implantação de linhas de micro-ônibus entre as superquadras da Asa Sul, que poderiam usar as passagens de nível do Eixo Rodoviário Sul.
A partir de 3 de outubro de 1974, após acordo do Governo do Distrito Federal com as empresas particulares, somente os ônibus da TCB deveriam circular na W3 Sul. Os ônibus das empresas privadas seriam transferidos para o Eixo Rodoviário Sul. A medida visava aumentar a rentabilidade das linhas da TCB e descongestionar a W3 Sul. A medida, no entanto, não foi implantada.
Em outubro de 1974, o Distrito Federal era servido por três empresas de ônibus particulares, com frota de 546 ônibus e uma oficial, a TCB com 87 ônibus.
Correio Braziliense, 12/10/1974, p.9
Correio Braziliense, 16/10/1974, p.1
Em 1975, o Distrito Federal contava com 76 linhas de ônibus urbanos, operadas por 4 empresas, com uma frota de 931 carros, sendo 246 carros na TCB, 378 na Viplan, 266 na Pioneira e 41 na Alvorada. A Secretaria de Serviços Públicos, através de seu Departamento de Concessões e Permissões era quem regulamentava e fiscalizava o serviço de transporte coletivo, em conjunto com as secretarias de Viação e Obras, Segurança Pública e de Governo.
Correio Braziliense, 11/03/1975, p.3
Correio Braziliense, 27/07/1975, p.11
Correio Braziliense, 11/02/1976, p.14
Correio Braziliense, 01/11/1976, p.16
Correio Braziliense, 26/12/1976, p.16
Em 12 de maio de 1978, antecipando-se à Volvo, sua concorrente, a Saab Scania apresenta em Brasília o primeiro protótipo do ônibus articulado do Brasil, encarroçado pela Caio, fazendo viagem entre a Rodoviária do Plano Piloto e Taguatinga.
Passageiros Transportados pelas empresas de ônibus
1966 33.335.379
1967 39.231.367
1968 55.946.249
1969 63.057.985
1970 63.268.988
1971 67.217.211
1972 86.592.845
REFERÊNCIAS:
Governador define linhas de ônibus. Correio Braziliense. Brasília. 08 novembro 1972. p.11.
Superquadras serão ligadas por ônibus. Correio Braziliense. Brasília. 28 setembro 1974. p.12.
A partir de sábado só a TCB na W3 Sul. Correio Braziliense. Brasília. 02 outubro 1974. p.9.
Exclusividade da TCB não entrou em vigor. Correio Braziliense. Brasília. 06 outubro 1974. p.16.
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