TCB

Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília Ltda. 
Desde 1960

Histórico

Empresa de transporte coletivo rodoviário municipal, fundada em 1961 pela Prefeitura Municipal de Brasília. 

Em novembro de 1960, antes da constituição formal da TCB a Prefeitura do Distrito Federal recebeu os 6 primeiros ônibus Monoblocos Mercedes-Benz O-321 HL, de uma encomenda de 80 unidades. 

A TCB iniciou suas operações em 28 de dezembro de 1960, com frota de 2 ônibus, na linha circular Rodoviária do Plano Piloto - Três Poderes.

Correio Braziliense, 29/12/1960

Correio Braziliense, 30/12/1960


Em 4 de janeiro de 1961, com 3 ônibus,  é inaugurada a segunda linha da TCB, a circular Rodoviária–JK–W3, até então explorada pela empresa Expresso Brasil. A terceira linha, a  circular do sentido inverso, Rodoviária-W3-JK , é inaugurada no mesmo mês, com 3  ônibus.

No dia 9 de fevereiro de 1961,  com a presença do prefeito Paulo de Tarso, a Prefeitura do Distrito Federal inaugura três novas linhas da TCB: Rodoviária – Acampamento Planalto, Rodoviária – Asa Norte, e Rodoviária – Aeroporto. Na época estava sendo negociada a compra de 50 novos ônibus monobloco. O prefeito estimava que com  80 carros, no mínimo,  o problema da falta de ônibus estaria solucionado. Em março a PDF contava com apenas 13 carros em operação, da  frota total de 15 ônibus, sendo 2 paralisados na oficina, 1 no serviço de transporte de funcionários da PDF, e 1 na reserva.

No dia 19 de abril de 1961, é realizado o desfile de 20 novos ônibus da TCB, que também são vistoriados pelo prefeito na Esplanada, junto à Prefeitura. Os novos  ônibus, monoblocos MB 0-321, rodavam 5 km com um litro de diesel. Cada carro já trazia os seguintes letreiros: Três Poderes, Alvorada, Cruzeiro, W3/JK, Aeroporto, Asa Norte, SHI-Sul, SHI-Norte, Rodoviária, Especial, Turismo.

Em 20 de abril de 1961, através do Decreto nº 45, é criada a Comissão Organizadora da Sociedade de Transportes Coletivo de Brasília, publicado no Diário Oficial de 22 de abril de 1961.

Em 21 de abril de 1961, foi inaugurada a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) com 11 quilômetros de extensão, ligando a maior cidade satélite do Distrito Federal ao Plano Piloto.


Correio Braziliense, 23/04/1961


Em 24 de abril de 1961, início da operação de 20 novos monoblocos Mercedes-Benz. A TCB passou a contar com frota de 35 ônibus, todos monoblocos.


Cerimônia de entrega de 20 novos monoblocos que entram em operação no dia seguinte. A TCB passou a contar com frota de 35 ônibus, todos monoblocos
Correio Braziliense, 23/04/1961, p.8

Correio Braziliense, 25/04/1961, p.8


No dia 30 de abril de 1961, a Prefeitura do Distrito Federal inaugura a linha de turismo, em caráter experimental, com dois ônibus, passando pelos seguintes pontos turísticos: Catetinho, Barragem, Paranoá, Concha Acústica, Palácio Alvorada,. O passeio durava 4 horas e custava 150 cruzeiros.

Em abril, o prefeito Paulo de Tarso extingue o Departamento de Concessões, sendo substituído pela TCB.

Em 8 de maio de 1961, é fundada a Sociedade de Transporte Coletivo de Brasília - TCB, primeira empresa de transporte coletivo criada após a organização da Prefeitura do Distrito Federal. A TCB inicia oficialmente sua operação no dia primeiro de junho já com frota de 50 ônibus Mercedes-Benz 0-321HL a diesel, com capacidade para 36 passageiros sentados. 

Em  junho de 1961, a  TCB passa a contar com frota de 45 ônibus, ao  receber 10 novos ônibus monobloco Mercedes-Benz.  

Em junho de 1961, A TCB inaugura a linha Asa Norte - Asa Sul,  via Eixo Rodoviário, com o seguinte itinerário: Extremo da Asa Norte (Saída), Rodoviária do Plano Piloto, W4, Ginásio de Brasília, Escola Média, CASEB, Mercado, Casa dos Municípios, Cine Brasília, Igreja Nossa Senhora de Fátima, IPASE-IAPM, Banco do Brasil, Rodoviária do Plano Piloto, Asa Norte (ponto final).

Em junho de 1961, aos domingos, com tarifa de Cr$ 250,  organizava passeios turísticos com duração de 4 horas, com o seguinte roteiro: Rodoviária do Plano Piloto, Eixo Rodoviário, Chácara do Riacho Fundo, Sítio do Ipê, Catetinho, Aeroporto, Rio Gama, Ermida Dom Bosco, Barragem do Paranoá, Granja do Torto, Setor de Abastecimento, Cruzeiro, Praça Municipal, Palácio da Justiça, Congresso Nacional, Palácio dos Despachos, Palácio Alvorada, voltando à Rodoviária do Plano Piloto.

Em junho, a Prefeitura do Distrito Federal inicia os estudos para a fixação dos pontos de paradas das novas linhas da TCB. Na Rodoviária do Plano Piloto, para facilitar a circulação, as linhas Cruzeiro, W3/JK e Aeroporto passam a  fazer ponto na plataforma Oeste, e as linhas Palácio, Três Poderes, Norte-Sul, e Velhacap, na plataforma Leste.

Em 22 de junho de 1961, a TCB inaugura sua primeira linha para uma cidade satélite, a Núcleo Bandeirante - Asa Norte, com o seguinte itinerário: Asa Norte (W3), Rodoviária do Plano Piloto, Hospital Distrital, W3 Sul, Trevo de Triagem, Estrada do Aeroporto, Saída Sul, Trevo da Estrada para o Setor de Indústria e Abastecimento, Trevo da Velhacap, Estrada de Anápolis, até a entrada do Riacho Fundo.

A partir do dia 22 de julho de 1961, os ônibus da linha circular Rodoviária do Plano Piloto - Cruzeiro (Setor de Residências Econômicas), também conhecido como Gavião,   passam a seguir pelo Setor de Indústrias Gráficas, beneficiando o Departamento de Imprensa Nacional. Até então o SIG não era atendido por nenhuma linha de transporte coletivo. 

Em agosto de 1961, quando a TCB contava com frota de 45 ônibus, foram encomendados mais 30 ônibus, com prazo de entrega de até 90 dias.

Em agosto de 1961, a linha de ônibus JK / W3 e a nova  linha Asa Norte - Três Poderes, passaram a dar uma volta na Esplanada dos Ministérios antes de entrarem na Rodoviária do Plano Piloto.

Em 24 de novembro de 1961, a TCB inaugura a linha Rodoviária do Plano Piloto -  Gama, via bairro de Itamaracá, até então explorada pela Viação Planeta.

A TCB contava com linhas no Plano Piloto, Gama e Núcleo Bandeirante. As demais cidades satélites, como Sobradinho e Taguatinga, eram servidas por empresas particulares.


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Rodoviária do Plano Piloto por volta de 1961
Foto Marcel Gautherot
Coleção IMS


Em 19 de janeiro de 1962, a TCB inaugura a linha Rodoviária do Plano Piloto - Setor de Embaixadas, com tarifa de 25 cruzeiros. 

Em primeiro de maio  de 1962, a TCB inaugura três importantes linhas:

Rodoviária do Plano Piloto - Taguatinga
Rodoviária do Plano Piloto - Universidade
Circular Eixo Sul

No mesmo dia foi extinta a linha Asa Norte - Núcleo Bandeirante.


Ponto final da TCB no Centro de Taguatinga na década de 1960

Correio Braziliense, 30/10/1962, p.8.


No início de novembro de 1962, a TCB inaugura a linha Planaltina - Rodoviária do Plano Piloto.


Correio Braziliense, 07/11/1962, p.8.


Em 14 de dezembro de 1962, a TCB inaugurou a linha Rodoviária do Plano Piloto - Brazlândia, com 3 frequências diárias por sentido.

Em dezembro de 1962, a TCB contava com 75 carros, 800 funcionários e 21 linhas, transportando diariamente cerca de 61 mil passageiros. No Distrito Federal havia ainda 80 carros de 5 empresas particulares que ligavam Taguatinga e o Núcleo Bandeirante ao Plano Piloto.


Carros da TCB na rodoviária do Plano Piloto em 1962


Linhas da TCB em janeiro de 1963

Três Poderes
Iate, via Palácio
Iate, via Rabelo
Asa Norte Residencial
Asa Norte Comercial
Aeroporto
Paranoá
W3-JK
JK-W3
Universidade
Núcleo Bandeirante
Taguatinga
Gama
Circular Norte-Sul
Sobradinho 
Planaltina
Candangolândia
Brazlândia

Em maio de 1963, os moradores de Sobradinho enviam um ofício à TCB solicitando a criação de uma linha circular em Sobradinho.


Correio Braziliense,21/04/1963


Em junho de 1963, a TCB recebeu mais 15 ônibus monoblocos Mercedes-Benz O-321 HL, de uma encomenda de 30 unidades, se juntando aos 75 carros existentes.

Em abril de 1963, a TCB transportava diariamente cerca de 70 mil passageiros do total de 130 mil passageiros do Distrito Federal. A demanda da TCB aumentava gradativamente.

No dia 24 de abril de 1963, foi lançada a pedra fundamental da  garagem da TCB, localizada atrás da Praça Municipal, no setor de transportes coletivos, com capacidade para 300 ônibus. A inauguração estava prevista para dezembro de 1963.

Em abril de 1963, com frota de 75 ônibus, a TCB transportava cerca de 70 mil passageiros/dia. As outras 5 empresas particulares, Alvorada, Machado, Planeta, Pioneira e São Sebastião, contavam com um total de 65 ônibus, muitos em péssimas condições de tráfego.

Em 14 de julho de 1963, a TCB inaugura a linha circular Gama-Gaminha, com o seguinte itinerário: Rodoviária do Gama, com ponto em frente ao Cine Itapoã, Sede Campestre do Clube Municipal dos Funcionários da PDF até o ponto final no Parque Municipal. Na mesma ocasião a linha Rodoviária do Plano Piloto - Gama foi reforçada com 10 novos ônibus.

Em 15 de julho de 1963, a TCB perdeu dois carros de sua frota, o primeiro o nº 22 na linha Rodoviária do Plano Piloto - Sobradinho num incêndio provocado por um curto-circuito, e o segundo o nº 104 recém-entregue na linha Gama-Gaminha, num capotamento numa curva perigosa.

Em 17 de julho a TCB inaugura 3 novas linhas:

Três Poderes - W3, circular
Três Poderes - L2, circular
Três Poderes - Asa Norte Residencial

As novas linhas funcionavam de segunda a sexta, das 7h às 20h.

A linha circular Três Poderes - L2, tinha o seguinte itinerário: Rodoviária do Plano Piloto, via L2 Sul, Eixo Rodoviária Sul, Esplanada dos Ministérios, Praça dos Três Poderes, voltando para a Rodoviária do Plano Piloto.


Correio Braziliense, 31/07/1963, classificados, p.2


Em agosto de 1963, o itinerário da linha Rodoviária do Plano Piloto - Taguatinga foi alterado, passando a seguir pela W3 Sul, atendendo os constantes pedidos dos moradores de Taguatinga.

Em 10 de agosto de 1963, a TCB inaugurou a linha especial ligando a W3 Sul aos clubes Cota Mil e AABB, funcionando aos sábados, domingos e feriados das 7h às 20h.

Linhas e Tarifas da TCB em agosto de 1963

Cr$            Linha

20,00        Três Poderes               
50,00        Rabelo
50,00        Palácio
40,00        Asa Norte Residencial
60,00        Asa Norte - Três Poderes
40,00        Asa Norte Comercial
50,00        Cruzeiro - Rodoviária, via Setor Gráfico
60,00        Cruzeiro - W3 Sul
60,00        Aeroporto
50,00        Circular W3
70,00        Circular W3 - Três Poderes
50,00        Circular L2
70,00        Circular L2 - Três Poderes
40,00        Universidade
60,00        Núcleo Bandeirante, Eixo Rodoviário
60,00        Núcleo Bandeirante 
70,00        Taguatinga
90,00        Taguatinga - Rodoviária, noturno
80,00        Gama
40,00        Circular Gama
60,00        Circular Norte-Sul
60,00        Candangolândia
70,00        Sobradinho
130,00      Paranoá 
170,00      Planaltina
180,00      Brazlândia


Correio Braziliense, 28/08/1963, p.8

Correio Braziliense, 31/08/1963, p.3


Em 1963, a TCB inicia a operação do serviço de rádios nos ônibus para fiscalização do tráfego e controle dos guinchos volantes.

Em 1963, a Linha Aeroporto da TCB foi desmembrada em duas: Aeroporto Direto e Aeroporto Núcleo Bandeirante, visando atender aos funcionários do aeroporto. A TCB também cria a linha Circular no Gama, ligando o Gaminha. No mesmo dia é apresentado o novo uniforme da tripulação, desenhado conforme sugestão do professor Lúcio Costa.

Em 7 de fevereiro de 1964, a TCB inaugura duas linhas circulares, com sentidos horário e anti-horário,  passando pelo setor de Autarquias, com o seguinte itinerário: Rodoviária do Plano Piloto, Eixo Monumental, W3 Sul, JK, prolongamento da L2, Casa do Candango, Colégio Santa Rosa, Setor de Autarquias (IAPM, IAPI, IAPC) Catedral, primeiro retorno no Ministério da Educação, Eixo Monumental até a Rodoviária do Plano Piloto. 

Correio Braziliense, 08/02/1964, p.8


Na primeira quinzena de março de 1964, a TCB coloca em operação 20 novos ônibus monobloco Mercedes-Benz O-321HL. Com a nova aquisição a frota de monoblocos Mercedes-Benz da empresa passa  para 125 unidades. No início do ano a empresa, em função de dificuldades financeiras, contava com 20 ônibus paralisados, por falta de pneus. A receita da empresa era praticamente absorvida pela folha de pagamento. A TCB não recebia subvenção do Estado. Após novo reajuste tarifário, a empresa torna-se superavitária. Nota-se que a TCB pagava aos seus funcionário o dobro das empresas particulares e ainda operava linhas deficitárias. As empresas particulares operavam somente nos horários de pico, e mesmo assim para as duas cidades satélites mais populosas. 


Correio Braziliense, 17/04/1964, p.7

Correio Braziliense, 29/04/1964, p.5


Em 23 de maio de 1964, a TCB inaugurou suas primeiras linhas noturnas. No mesmo dia foi inaugurada a linha convencional Núcleo Bandeirante - Candangolândia.

Correio Braziliense, 28/05/1964, p.7


Em maio de 1964 a TCB deixou de acumular as funções de órgão gestor e de empresa operadora. A competência de autorização de novas linhas foi transferida para a Divisão de Trânsito do Departamento de Segurança Pública. Mais tarde, em 1965, foi criada a Secretaria de Serviços Públicos e baixado o regulamento do Serviço de Transporte Coletivo do Distrito Federal.

Em junho de 1964, ao completar três anos de operação a TCB contava com 127 ônibus e 994 funcionários, transportando diariamente 115 mil passageiros. Sua garagem, ainda provisória, localizava-se no subsolo do prédio do Ministério da Educação da Esplanada dos Ministérios. A garagem definitiva, localizada no setor de garagens oficiais, próxima à Praça Municipal, foi inaugurada em 19 dezembro de 1964.


Correio Braziliense, 02/06/1964, p.5

Correio Braziliense, 26/06/1964, p.3

Correio Braziliense, 09/07/1964, p.8


Em 9 de agosto de 1964, mais 10 novos ônibus foram incorporados à frota da TCB.

Em 14 de dezembro de 1964, a TCB inaugura a linha Rodoviária do Plano Piloto - Santo Antônio do Descoberto.


Correio Braziliense, 22/12/1964, p.7


Em 29 de dezembro de 1964, o superintendente da TCB, Manoel de José de Souza, envia ao prefeito Plínio Cantanhede proposta de adoção de tarifa única em todo o Distrito Federal, visando beneficiar os moradores das cidades satélites.

Com a adoção da tarifa única, a linha Rodoviária-Três Poderes foi transformada em gratuita.


Correio Braziliense, 06/01/1965, p.7

Correio Braziliense, 08/01/1965, p.2

Correio Braziliense, 08/01/1965, p.3

Correio Braziliense, 02/04/1965, p.8


Em 10 de agosto de 1965, a TCB inaugura a linha Núcleo Bandeirante - Taguatinga, via Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), com o seguinte itinerário: Avenida Central, Travessa Berocan, Estrada de Anápolis (EPNB), Velhacap, Petrobrás, EPIA, Setor de Indústria e Abastecimento (Via Central), EPTG,  Subprefeitura de Taguatinga. Tarifa: Cr$ 150,00.


Correio Braziliense, 28/09/1965, p.2

Correio Braziliense, 26/02/1966, p.9

Correio Braziliense, 21/04/1966

Correio Braziliense, 23/06/1966, p.1

Correio Braziliense, 25/08/1966, p.3

Correio Braziliense, 19/09/1966


Em junho de 1966, a população reclamava do mau estado de  conservação da frota da TCB, com sucessivas quebras.

Em 21 de abril de 1966, 20 novos ônibus da TCB entram em circulação, beneficiando os moradores das cidades satélites.


Correio Braziliense, 23/09/1966, p.6


Em setembro de 1966, a TCB contava com frota de 137 ônibus, sendo que mais de 50 estavam quebrados na garagem, prejudicando os moradores do Gama, Sobradinho, Núcleo Bandeirante e Taguatinga.


Correio Braziliense, 26/11/1966, p.8

Correio Braziliense, 06/12/1966, p.1

Correio Braziliense, 07/12/1966, p.8


Em 10 de dezembro de 1966, entraram em operação mais 6 ônibus recuperados da TCB.


Rodoviária do Plano Piloto na década de 1960

Correio Braziliense, 04/01/1967, p.8

Correio Braziliense, 17/01/1967, p.8


Correio Braziliense, 28/01/1967, p.6


Em março de 1967, a TCB adquiriu uma área no Gama para a construção de uma garagem subsidiária.

Correio Braziliense, 10/03/1967, p.8

Correio Braziliense, 06/04/1967, p.8

Correio Braziliense, 12/05/1967, p.8


Em 17 de maio de 1967, a TCB inaugurou a título de experiência a operação do papa-filas na linha Rodoviária do Plano Piloto - Gama, com veículo cedido pelo Ministério da Aeronáutica.


Papa-filas da TCB em 1967
Foto Arquivo Público do DF

Correio Braziliense, 18/05/1967, p.8

Correio Braziliense, 04/06/1967, p.8

Correio Braziliense, 06/06/1967, p.8

Correio Braziliense, 20/06/1967, p.8

Correio Braziliense, 09/06/1967, p.8

Correio Braziliense, 23/06/1967, p.8

Correio Braziliense, 29/06/1967, p.6

Correio Braziliense, 01/07/1967, p.7


Em 3 de outubro de 1967, a TCB recebe os 4 primeiros papa-filas, de uma encomenda de 10 unidades, fabricados pela Fábrica Nacional de Motores. No dia seguinte entraram em operação na linha Rodoviária do Plano Piloto - Gama.

Correio Braziliense, 07/10/1967, p.8

Correio Braziliense, 07/10/1967, p.5

Correio Braziliense, 17/11/1967, p.8

Correio Braziliense, 11/11/1967, p.8

Correio Braziliense, 19/11/1967, p.3

Correio Braziliense, 14/01/1968, p.5

Correio Braziliense, 01/02/1968, p.8

Correio Braziliense, 14/02/1968, p.8

Correio Braziliense, 03/03/1968, p.8

Correio Braziliense, 09/03/1968, p.8

Correio Braziliense, 28/03/1968, p.8


Em abril de 1968, a sede social da TCB foi transferida do prédio do IRB para a garagem da empresa no Setor de Garagens Oficiais. A medida visava diminuir os gastos e aumentar o entrosamento da direção com os empregados.


Correio Braziliense, 25/04/1968, p.6

Correio Braziliense, 03/05/1968, p.16

Correio Braziliense, 07/05/1968, p.3

Correio Braziliense, 11/08/1968, p.16

Correio Braziliense, 29/08/1968, p.10

Correio Braziliense, 26/10/1968, p.12

Correio Braziliense, 20/11/1968, p.7


Fotos - Novos ônibus Scania-Vabis da TCB 


Correio Braziliense, 24/11/1968, p.3

Diário Oficial do Distrito Federal, 31/12/1968

Correio Braziliense, 11/02/1969, p.9

Correio Braziliense, 12/02/1969, p.2

Correio Braziliense, 14/02/1969, p.2

Correio Braziliense, 15/02/1969, p.3

Novo carro na linha circular de Sobradinho
Correio Braziliense, 21/02/1969, p.8

Correio Braziliense, 05/03/1969, p.8

Fila do Papa-filas
Correio Braziliense, 05/03/1969, p.8

Correio Braziliense, 26/03/1969, p.12

Correio Braziliense, 08/04/1969, p.12

Correio Braziliense, 20/04/1969, p.3
Amplia

Correio Braziliense, 28/05/1969, p.7
Amplia

Correio Braziliense, 04/06/1969, p.3

Fim dos papa-filas
Correio Braziliense, 24/07/1969, p.2


Em 29 de julho de 1969, a TCB desativa a linha Rodoviária do Plano Piloto - Cruzeiro, via Eixo Monumental, Praça da Municipalidade, Setor de Imprensa, Reservatório R-3 e quadras 34 a 38 do Cruzeiro.

Correio Braziliense, 14/12/1969, p.15

Correio Braziliense, 24/12/1969, p.9




Até 1970, a TCB era a empresa que mais transportava em todo o Distrito Federal, computando naquele ano 35.429.507 passageiros contra 27.839.481 das empresas privadas. Mas a partir de 1971 a demanda foi sendo reduzida em função de parte de suas linhas serem entregues às empresas privadas. Em 1971 a TCB transportou 21.112.610 passageiros contra 46.104.601 das empresas privadas. A partir de então a TCB passou a ser uma empresa deficitária.

Em 30 de agosto de 1971, a TCB inaugura a linha Praça dos Três Poderes - W3 Sul, via Torre de Televisão.

Em 16 de julho de 1971, a TCB inaugura a linha Vila Paranoá-Rodoviária do Plano Piloto, via Península até a altura da QI-4 e W3 Norte. Já existia a linha via Península Sul.

Em julho de 1971, diversos órgãos concluem a construção de suas garagens no Setor de Garagens Oficiais, entre eles o Detran-DF, Departamento de Estradas de Rodagem do DF, Corpo de Bombeiros do DF, TCB, Garagem da Caixa Econômica Federal e Garagem do Tribunal de Contas da União.

Em fevereiro de 1972, os 145 ônibus da TCB passam a receber nova pintura na cores caramelo e cinza claro. O novo logotipo da TCB em tamanho grande passou a ser fixado nas laterais e na traseira dos veículos.
Em setembro de 1972, a TCB adquire 10 novos ônibus de carroceria Vieira modelo Novo Rio sobre chassi Mercedes-Benz LPO-352, pintados com as cores creme e cinza claro. Os novos carros faziam parte de um lote de 40 unidades. O restante foi entregue nas semanas seguintes. Inicialmente foram usados na linha circular W3 Sul / L2 Sul.

Em 10 de novembro de 1972, a TCB coloca a venda 22 monoblocos usados Mercedes-Benz fabricados entre 1966 e 1967, cada um cotado a Cr$ 500,00.


TCB em 1972. Carro Nicola série Prata/FNM


Em maio de 1973, a linha Rodoviária do Plano Piloto - Praça do Buriti foi prolongada até o Setor Militar Urbano (SMU), via Setor de Garagens Oficiais.

Em junho de 1973, a TCB contava com 175 ônibus, sendo 55 usados no transporte especial de servidores públicos. Transportava por mês 2.203.525 passageiros.

Algumas linhas em junho de 1973

Rodoviária do Plano Piloto - Paranoá Sul
Rodoviária do Plano Piloto - Paranoá Norte
Rodoviária do Plano Piloto - Avenida das Nações
Rodoviária do Plano Piloto - Núcleo Bandeirante
Rodoviária do Plano Piloto - Palácio da Alvorada
Rodoviária do Plano Piloto - W3 Sul / L2 Sul
Rodoviária do Plano Piloto - L2 Sul / W3 Sul
Rodoviária do Plano Piloto - W3 Norte / L2 Norte
Rodoviária do Plano Piloto - L2 Norte / W3 Norte
Rodoviária do Plano Piloto - W3 Sul / L2 Norte
Rodoviária do Plano Piloto - W3 Norte / W3 Sul
Rodoviária do Plano Piloto - Três Poderes
Rodoviária do Plano Piloto - Universidade
Rodoviária do Plano Piloto - Praça do Buriti / SMU
Rodoviária do Plano Piloto - Estação Ferroviária
Rodoviária do Plano Piloto - Água Mineral
Rodoviária do Plano Piloto - Península Sul
Rodoviária do Plano Piloto - Aeroporto
Rodoviária do Plano Piloto - Papuda, só aos domingos
Circular Candangolândia

A linha mais carregada era a Rodoviária do Plano Piloto - W3 Sul / L2 Sul, transportando mensalmente 750 mil passageiros. A linha menos carregada era a Rodoviária do Plano Piloto - Estação Ferroviária, com 9 mil passageiros/mês.


20 novos carros Marcopolo Veneza sobre chassi Mercedes-Benz LPO-352
entregues em setembro de 1973

Correio Braziliense, 25/081973, p.14.


Em novembro de 1973, a TCB inaugura a linha Guará - Núcleo Bandeirante. 

Segundo relatório apresentado pelo superintendente da TCB, a empresa deu lucros em 1973, saindo de seu tradicional déficit.


Correio Braziliense, 28/04/1974, p.2.
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Em 26 de agosto de 1974, a título de experiência, a TCB suprimiu a linha circular Rodoviária do Plano Piloto/ W3 Norte / L2 Norte, permanecendo em operação a linha circular no sentido inverso Rodoviária do Plano Piloto/ L2 Norte/ W3 Norte, com maior frequência. A medida desagradou os usuários, em função do aumento do tempo de viagem para a W3 Norte.

A partir de 3 de outubro de 1974, após acordo do Governo do Distrito Federal com as empresas particulares, somente os ônibus da TCB deveriam circular na W3 Sul. Os ônibus das empresas privadas seriam transferidos para o Eixo Rodoviário Sul. A medida visava aumentar a rentabilidade das linhas da TCB e descongestionar a W3 Sul. A medida, no entanto, não foi implantada.

Em 12 de outubro de 1974, a TCB inaugura a linha 107 (Rodoviária do Plano Piloto - W3 Sul) , denominada Circular Avenida, com o seguinte itinerário: Rodoviária do Plano Piloto, Eixo Monumental, Balão da Tôrre, Eixo Monumental, W3 Sul, Setor Policial Sul, Viaduto do Eixo Rodoviário Sul, Setor Policial Sul, W3 Sul, Eixo Monumental e Rodoviária do Plano Piloto.


Correio Braziliense, 13/01/1975, p.6


Em primeiro de fevereiro de 1975, a TCB coloca em circulação 20 novos ônibus 

Correio Braziliense, 29/01/1975, p.13

Correio Braziliense, 08/02/1975, p.3


Em 8 de março de 1975, a TCB inaugura sua primeira linha de micro-ônibus, denominada Entre Quadras que compreendia as quadras SQS 405/406, 205/206, 305/306 e 905. 

A segunda linha de micro-ônibus foi inaugurada em 15 de setembro de 1975, com ponto final na entrequadra SQS 408/409. Tinha o seguinte itinerário: SQS 408/409, 208/209/210, 109/110, 309/310/311, 511/711/811, retornando ao ponto inicial pela W3 Sul. 



Correio Braziliense, 11/03/1975, p.3

Correio Braziliense, 10/04/1975, p.11


Em maio de 1975, a TCB inaugura a linha circular Lago Sul cobrindo as quadras QI do Setor Habitacional Sul.

Em junho de 1975, a TCB recebeu 4 novos ônibus tipo suburbano para serem usados no transporte de servidores públicos, completando 20 do total da encomenda de 24 unidades.


Leilão de veículos da TCB com 9 ônibus e uma camionete
Correio Braziliense, 27/07/1975, p.6

Correio Braziliense, 01/08/1975, p.11

Correio Braziliense, 27/08/1975, p.3
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Correio Braziliense, 02/09/1975, p.13


Em 30 de outubro de 1975, a TCB inaugura sua primeira linha seletiva com modernos ônibus rodoviários sem ar-condicionado e poltronas reclináveis, ligando Taguatinga ao Setor Comercial Sul (SCS). A linha tinha o seguinte itinerário: Ponto final de Taguatinga, ao lado da Telebrasília, Estrada Parque Taguatinga (EPTG), Setor Policial Sul, W3 Sul, Eixo Monumental, Hotel Nacional, seguindo até o ponto final no abrigo de passageiros do Setor Comercial Sul no Eixo W Sul. Volta: Eixo W Sul, Via S3, Lojas Americanas, W3 Sul, seguindo pelo mesmo itinerário até o ponto final de Taguatinga. A linha funcionava das 6h às 22h e tinha tempo de viagem de 45 minutos.


Correio Braziliense, 12/09/1975, p.14

Inauguração da primeira linha seletiva da TCB em 30 de outubro de 1975, ligando Taguatinga ao Setor Comercial Sul  

Correio Braziliense, 16/09/1975, p.14

Correio Braziliense, 14/10/1975
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Em 28 de dezembro de 1975, a TCB coloca em operação 20 novos ônibus monoblocos.

A linha Grande Circular da TCB do Plano Piloto, ligando a Asa Norte à Asa Sul, foi inaugurada em 1975.

Em 3 de janeiro de 1976, a TCB abriu concorrência para a compra de 30 novos ônibus. A concorrência foi vencida pela Marcopolo em 18 de fevereiro, com o modelo Veneza com 3 portas e capacidade para 112 passageiros.


Correio Braziliense, 11/01/1976, p.15
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Correio Braziliense, 04/01/1976, p.14
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Correio Braziliense, 28/01/1976, p.6

Linha da TCB em fevereiro de 1976
Correio Braziliense, 11/02/1976, p.14
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Em 20 de março de 1976, 20 novos monoblcoos Mercedes-Benz entram em operação na TCB.


Correio Braziliense, 19/09/1976, p.32


Em 18 de novembro de 1976, 14 novos ônibus monoblocos entram em operação na linha Circular Avenida (W3 Sul) e outros 15 aguardavam emplacamento.




Marcopolo Veneza Expresso com três portas e embarque pela
porta dianteira, uma novidade em Brasília lançada em abril de 1976

Correio Braziliense, 02/07/1976, p.12

Linhas da TCB
Correio Braziliense, 17/09/1976, p.10


Em novembro de 1976, a TCB inaugura a linha Núcleo Bandeirante - Lago Sul 


Correio Braziliense, 01/01/1977, p.10


Em março de 1977, a TCB inaugura a linha Cruzeiro - Ceasa DF, no Setor de Indútrias e Abastecimento (SIA), beneficiando os moradores do Cruzeiro.


Correio Braziliense, 12/05/1977, p.3

Correio Braziliense, 04/06/1977, p.17

Correio Braziliense, 18/06/1977, p.15
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Linha Grande Circular na década de 1970


Em 24 de junho de 1977, o governador do Distrito Federal, Elmo Farias, participa do lançamento dos novos ônibus executivos da TCB.


Correio Braziliense, 24/06/1977, p.10
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Correio Braziliense, 29/06/1977, p.14

Correio Braziliense, 11/08/1977, p.12
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Correio Braziliense, 08/07/1977, p.15


Em julho de 1977, a TCB inaugura a linha Lago Sul, ligando a QI -A ao QI-7, transportando poucos passageiros.


Correio Braziliense, 10/07/1977, p.17
 

Em 20 de agosto de 1977, a TCB inaugura 4 novas linhas:

Circular Eixo Oeste/Leste, Cr$ 1,70
Circular Eixo Leste  Oeste, Cr$ 1,70
Setor O Norte / Taguatinga Centro, Cr$ 2,20
Setor O Norte / Taguatinga Plano Piloto, Cr$ 3,50

A nova linha entre Taguatinga e o Plano Piloto tinha o seguinte itinerário: EPTG, Setor Gráfico, Eixo Monumental, Rodoviária do Plano Piloto, Eixo Oeste, Setor Policial Sul, EPTG, retornando ao setor oeste de Taguatinga. A TCB que cobria apenas o Plano Piloto, passou a operar também em Taguatinga. As duas linhas circulares dos Eixos Oeste/Leste passavam no setor de Autarquias e tinham ponto final no Setor Comercial Sul. 

Em 17 de setembro de 1977, a TCB leiloou 6 ônibus FNM fabricados em 1965.


SIQUEIRA, Roberto. Correio Braziliense, 16/10/1977, p.27
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Correio Braziliense, 01/01/1978, p.27

Correio Braziliense, 06/01/1978, p.10

Linhas e tarifas da TCB em janeiro de 1978
Correio Braziliense, 07/01/1978, p.14
Correio Braziliense, 23/02/1978, p.17
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Correio Braziliense, 03/03/1978, p.17

Correio Braziliense, 25/11/1978

Monobloco da linha Grande Circular em janeiro de 1979 
na Entrequadra 211/212 Norte
Foto Elza Fiúza/CB/D.A Press

Correio Braziliense, 02/03/1979.p.17

Correio Braziliense, 06/03/1979.p.15


Em 23 de março de 1979, entraram em operação os 12 primeiros ônibus articulados da TCB, uma novidade no Distrito Federal. Circularam inicialmente na linha Grande Circular.

Primeiros articulados da TCB e do Distrito Federal


Em agosto de 1979, as linhas 401, 402 e 406 da TCB que operavam em Brazlândia foram repassadas para a Viação Pioneira.

Em setembro de 1979, a TCB suspendeu a operação das linhas das entrequadras.  Em compensação, no mês seguinte foram inauguradas novas linhas para a Península Sul e Península Norte. A linha da Península Sul com três microônibus e tarifa de Cr$ 6,50 e da Península Norte com três monoblocos. A linha Eixo Norte-Sul-Leste-Oeste foi substituída por duas novas linhas: Rodoviária-Eixo Sul, com 6 microônibus e Rodoviária-Eixo Norte, com 4 microônibus.

Em novembro de 1979, 40 novos ônibus monoblocos Mercedes-Benz O-364 entraram em operação, adquiridos em convênio com a  EBTU. Na segunda-feira de 2 de dezembro de 1979 a TCB transportou 170 mil passageiros, ou seja, 26 mil passageiros a mais graças ao aumento da gasolina e aos 40 novos ônibus adquiridos.


Correio Braziliense, 23/12/1979


Em 15 de janeiro de 1980, com a presença do governador Aimé Lamaison, a TCB inaugurou duas linhas, sendo uma executiva e outra circular na área central: 

Esplanada dos Ministérios - Lago Sul, com frota de 3 ônibus executivos e tarifa de Cr$ 20, com ponto final na Península e percurso total de 28,5 quilômetros.

Rodoviária do Plano Piloto - Asa Sul, com o seguinte itinerário: Rodoviária, Galeria dos Estados, Setor Comercial Sul, Palácio do Comércio, Lojas Americanas, Via W3 Sul, Eletronorte, Setor de Rádio e TV, Colégio Dom Bosco, Via W4, Senac, CLS 303 Bloco C, CLS 204 Bloco B, Via L1 após o Posto de Gasolina da 403,  Via L1 em frente ao Bloco D da 402, Departamento de Polícia Federal, Inamps, Ministério da Fazenda, Bando do Brasil, Galeria dos Estados, Estação Rodoviária, Secretaria de Finanças, Eixo Leste/Norte, Rodoviária, Setor de Diversões Sul. Tarifa de Cr$ 5,50 e percurso total de 10 quilômetros. A linha, com frota de 3 microônibus, tinha a numeração 120.


Linha 120 inaugurada em janeiro de 1980
Carro Marcopolo Junior sobre chassi Mercedes-Benz L-608-D

Década de 1980


Em janeiro de 1980, a TCB empregava 47% de sua frota para o transporte de funcionários públicos em regime de fretamento.

Em 24 de janeiro de 1980, a TCB coloca a venda 63 ônibus usados, sendo:

16    Scania Vabis
27    Cummins
20    Mercedes-Benz

Em 13 de março de 1980, a TCB inaugura a linha Rodoviária do Plano Piloto - Asa Norte, com ponto final na SQN 315 defronte à SQN 115 e o seguinte itinerário: SQN 315/115, Minimercado da SAB SQN 512, Área de Exames do Detran, W4 Norte, Colégio Santa Dorotéia, W4 Norte até a 702, Colégio Sacré Coeur, CEUB, Upis, W3 Norte na altuta na 702, Colégio Militar e Rodoviária do Plano Piloto. Tarifa de Cr$ 5,50.

Em junho de 1980, a TCB recebe 19 ônibus novos de uma encomenda de 85 unidades, dentro do programa da Secretaria de Serviços Públicos de entregar 410 ônibus novos para substituir a frota com mais de 10 anos de operação. Em 17 de outubro, foram entregues mais 12 ônibus novos.


Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes
Julho 1980


Em 20 de agosto de 1980, a Secretaria de Serviços Públicos determinou a construção de um galpão no Setor Leste do Gama  para servir apoio à TCB. Este foi o segundo ponto de apoio da TCB, o primeiro foi instalado em Taguatinga, servindo como garagem.

Em 27 de outubro de 1980, a TCB inaugura a linha de ônibus executivo Asa Sul - Península Norte, via Asa Norte, com tarifa de 20 cruzeiros.


Nova linha de ônibus executivo Península Norte - Asa Sul
Correio Braziliense, 28/10/1980, p.10


Em dezembro de 1980, a TCB contava com 40 linhas de ônibus, sendo 30 deficitárias. A empresa transportava mensalmente cerca de 4 milhões de passageiros nas linhas urbanas e 600 mil nas linhas especiais que serviam aos ministérios e outros órgãos públicos.

Em dezembro de 1980, a TCB inaugura a linha 124 (Rodoviária do Plano Piloto - Setor de Indústrias Gráficas), com 4 microônibus funcionando de segunda à sábado.

Em janeiro de 1981, com a transferência das linhas interestaduais para a Rodoferroviária, a TCB criou a linha 131 (Rodoviária do Plano Piloto - Rodoferroviária) com tarifa de Cr$ 13,00.

Em 27 de maio de 1981, foram inauguradas 13 novas linhas de ônibus entre as cidades satélites e o Plano Piloto, passando pela Universidade de Brasília (UNB), entre elas 4 linhas da TCB:

Setor O - UNB, via Estrutural, TCB, 5 carros
Setor M - L2 Norte, via UNB, TCB, 4 carros
Planaltina - L2 Sul, via UNB, TCB, 4 carros
Sobradinho - L2 Sul, via UNB, TCB, 4 carros

Em 30 de maio de 1981, as passagens dos ônibus foram reajustadas em até 62%. Evitando maiores reajustes, em 13 de junho de 1981, as linhas consideradas deficitárias, que atendiam as cidades satélites de Brazlândia, 400, 403, 404, 405 e 406 da Viação Pioneira, e Planaltina, 600 e 601 da Viplan, foram assumidas pela TCB:

400 - Brazlândia - Plano Piloto, via Eixo Rodoviário
403 - Brazlândia - Plano Piloto, via Estrutural 
404 - Brazlândia - Plano Piloto, via Eixo Rodoviário 
405 - Brazlândia - Plano Piloto, via Estrutural
406 - Circular Brazlândia
600 - Planaltina - Plano Piloto, via Eixo Norte e Sul
601 - Circular Planaltina

Em contrapartida as seguintes linhas da TCB foram transferidas para empresas particulares:

Viação Pioneira

100 - Circular Paranoá Sul
102 - Circular Aeroporto 
104 - Circular Palácio da Alvorada
110 - Circular UNB
118 - Circular Aeroporto, via Velhacap
123 - Circular Península Sul

Viação Planalto (Viplan)

126 - Circular Núcleo Bandeirante
129 - Circular Paranoá Sul - Núcleo Bandeirante
130 - Circular Núcleo Bandeirante - QI 23
131 - Circular Rodoviária do Plano Piloto - Rodoferroviária
133 - Circular Laranjeiras

Em 1981, a TCB adquiriu 50 novos ônibus monoblocos Mercedes-Benz.

Ônibus Padron em testes na TCB em fevereiro de 1982
Foto Jornal dos Transportes / Ministério dos Transportes


Correio Braziliense, 21/03/1982

Correio Braziliense, 28/04/1982, p.11


Em 5 de maio de 1982, em continuidade ao plano de expansão das linhas do Transporte de Vizinhança, a TCB inaugurou a linha Área Octogonal - Área Central, via Setor Policial e W3 sul, com frota de micro-ônibus com intervalos de 15 minutos e tarifa de Cr$ 70,00.

Correio Braziliense, 05/05/1982, p.14

Correio Braziliense, 12/05/1982, p.10

Correio Braziliense, 12/05/1982, p.17

Correio Braziliense, 03/06/1982, p.14

Linha 400 (Rodoviária do Plano Piloto - Brazlândia)
Correio Braziliense, 13/06/1982, p.24

Correio Braziliense, 11/12/1982, p.1

Correio Braziliense, 17/12/1982, p.7

Correio Braziliense, 30/12/1982, p.5


Em junho de 1983, a TCB iniciou as obras de construção das garagens de Brazlândia e Setor P Norte, visando reduzir custos operacionais, pois os 110 ônibus usados no Setor P Norte e os 23 em Brazlândia não necessitariam mais voltar ao Plano Piloto.


Correio Braziliense, 20/06/1982, p.5

Correio Braziliense, 21/06/1983, p.12

Correio Braziliense, 27/08/1983, p.15


Em 28 de novembro de 1985, a TCB inaugura a linha 509 (Sobradinho - Rodoviária do Plano Piloto), com frota de 13 veículos e ponto final na Quadra 2 de Sobradinho.


Mais monoblocos Mercedes-Benz
Correio Braziliense, 21/12/1985, p.12

Correio Braziliense, 10/01/1986, p.16

Correio Braziliense, 21/03/1986, p.12

Correio Braziliense, 06/06/1986, p.21

Correio Braziliense, 13/09/1986, p.18

Correio Braziliense, 05/11/1986, p.21

Correio Braziliense, 01/02/1987, p.31

Correio Braziliense, 07/05/1987, p.24

Correio Braziliense, 08/05/1987, p.1
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Correio Braziliense, 08/05/1987, p.20

Correio Braziliense, 02/08/1987, p.7

Correio Braziliense, 11/06/1987, p.12

Correio Braziliense, 30/04/1988, p.20


Em primeiro de junho de 1988, a TCB inaugura a linha 373 (Rodoviária do Plano Piloto - Samambaia) via Taguatinga Centro.


Correio Braziliense, 30/12/1988, p.12

Ônibus movido a gás metano
Correio Braziliense, 17/09/1988, p.21

Correio Braziliense, 16/02/1989, p.5
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Em 10 de março de 1989, a TCB, em pool com a Viplan, inaugura a linha Samambaia - Rodoviária do Plano Piloto. Com isto Samambaia passou a contar com três linhas de ônibus para o Plano Piloto.


Correio Braziliense, 14/07/1989, p.23

Correio Braziliense, 20/07/1989, p.21

Correio Braziliense, 12/08/1989, p.20
Amplia

Novo ônibus entregue em agosto de 1989
Correio Braziliense, 13/09/1989, p.22

Correio Braziliense, 20/05/1990, p.25

Correio Braziliense, 29/08/1990, p.17

Correio Braziliense, 24/09/1990, p.23


Década de 1990


Entre 1997 e 1998, foi iniciado o processo de diminuição da TCB, reduzindo sua participação no mercado.

Em 2001, o governador Joaquim Roriz anunciou a privatização da TCB. Até 2002 suas melhores linhas foram repassadas ao Grupo Amaral do ex-senador Valmir Amaral.

Em julho de 2002, a TCB com frota de 55 ônibus transportava diariamente cerca de 10 mil passageiros.

Correio Braziliense, 13/07/2002, p.3


Em março de 2003, o GDF anunciou que que a TCB não iria mais atuar no sistema de transporte público. A empresa seria extinta logo após a implantação do sistema de integração metrô-ônibus.

Correio Braziliense, 23/06/2003, p.10


Em outubro de 2003, doze linhas da TCB foram desativadas, restando em operação apenas 5 carros em duas linhas circulares: Rodoviária do Plano Piloto - Praça dos Três Poderes, com 3 carros, e Rodoviária do Plano Piloto - Superior Tribunal de Justiça com retorno no Pier 21 e 2 carros.

Correio Braziliense, 27/10/2006, p.12

Correio Braziliense, 01/11/2006, p.27


Em primeiro de fevereiro de 2009, as duas linhas da TCB da Esplanada dos Ministérios passam a operar integradas ao Metrô, sem acréscimo no valor da passagem do Metrô.

Linhas da TCB
Correio Braziliense, 23/04/2006, p.10


Em 19 de dezembro de 2008, entram em circulação os primeiros 5 ônibus de piso baixo com ar-condicionado  da TCB, uma novidade no Distrito Federal. Entram em operação na linha seletiva Setor Hoteleiro - Aeroporto de Brasília, logo desativada em função de protestos dos taxistas. Os ônibus passaram a operar numa linha circular na Esplanada dos Ministérios.

Em 25 de julho de 2010, com o início da operação da nova Rodoviária Interestadual, a TCB inaugura a linha 108.8 Rodoviária do Plano Piloto - Rodoviária Interestadual, via W3 Sul.

Correio Braziliense, 29/07/2010, p.11


Em 17 de agosto de 2010, a TB adquire 5 ônibus novos de piso baixo, cada um no valor de R$ 446 mil, para o restabelecimento da linha de ônibus entre o Setor Hoteleiro e o Aeroporto de Brasília.


Correio Braziliense, 31/03/2011, p.33

Linha de ônibus executivo Setor Hoteleiro-Aeroporto inaugurada em 29 abril 2011
Correio Braziliense, 29/04/2011, p.29

Linha Setor Hoteleiro - Aeroporto
Correio Braziliense, 23/07/2011, p.37

Correio Braziliense, 03/02/2012, p.21

Correio Braziliense, 08/01/2013, p.27

Correio Braziliense, 14/01/2013, p.22

Rodoviária do Plano Piloto em 18/12/2020
Mascarello Gran Via BRS Volksbus 18-280 OT LE
Foto Marcelo Almirante


Em 29 de maio de 2023, a TCB deixou de operar as linhas rurais de Planaltina e Paranoá, transferidas às seguintes empresas:

610.3 - Planaltina / Núcleo Rural Rio Preto / Tabatinga, Viação Piracicabana 
190.2 - Paranoá / Café Sem Troco / São Sebastião, Viação Pioneira

Em primeiro de junho de 2023, a TCB assumiu a operação da linha 0.108 (Rodoviária do Plano Piloto - Três Poderes), substituindo a Viação Piracicabana que em compensação reativou a linha 0.109 (Praça do Buriti - Esplanada).

Garagens

Esplanada dos Ministérios
Setor de Garagens Oficiais (SGO) Norte 




Frota

1960          6
1961        45
1962        75, em abril
1962        105 carros
1964        137
1965        137
1966        137
1969        167
1970        144
1972        134
1973        175
1974          90
1980        160 em tráfego mais 190 de aluguel
1985        105 de 575
1990        341
1995        262
1999        210, a quarta maior frota do DF
2001          66 operacionais
2002          98, sendo 44 operacionais
2003          98, sendo 28 operacionais
2006          48, sendo 5 operacionais
2010          33

Linhas

1968        19
1969        22
1970        25
1973        19

Passageiros

1961          7.525.792
1962        19.983.951
1963        26.483.173
1964        34.300.459
1965        28.314.807
1966        27.062.338
1967        29.724.920
1968        32.587.839
1969        38.429.105
1970        35.429.575
1971        21.112.610
1972        22.311.975

Funcionários

1973        800


REFERÊNCIAS:

Inaugurada nova frota de ônibus da Prefeitura. Correio Braziliense. Brasília. 22 abril 1960. p.7.

Ônibus da TCB ligam Asa Norte à Sul. Correio Braziliense. Brasília. 14 junho 1961. p.7.

Excursões por Brasília em ônibus da Prefeitura. Correio Braziliense. 15 junho 1961. p.5.

Fixação de pontos de parada para ônibus no Plano Piloto. Correio Braziliense. 21 junho 1961. p.8.

Linha Asa Norte - Asa Sul. Correio Braziliense. Brasília. 23 junho 1961. p.7.

CUNHA, Ari. Visto lido e ouvido. Correio Braziliense. 23 julho 1961. p.9.

DIN e CB beneficiados pelo TCB. Correio Braziliense. 23 julho 1961. p.8.

Mais de 30 ônibus para a TCB nos próximos meses. Correio Braziliense. 01 agosto 1961. p.8.

Novos itinerários de ônibus da TCB. Correio Braziliense. 05 agosto 1961. p.8.

Rodoviária ligada às embaixadas. Correio Braziliense. Brasília. 19 janeiro 1962. p.5.

Três novas linhas de ônibus. Correio Braziliense. Brasília. 01 maio 1962. p.6.

TCB completa um ano de atividade. Correio Brasiliense. Brasília. 02 junho 1962. p.8.

Linha da TCB para Brazlândia. Correio Brasiliense. Brasília. 14 dezembro 1962. p.3.

Horários de Ônibus da TCB em todo o Distrito Federal. Correio Brasiliense. Brasília. 20 janeiro 1963. p.7.

Brasília possui a mais longa linha de tráfego urbano. Correio Braziliense. Brasília. 21 abril 1963. Quinto caderno. p.6.

Novas linhas da TCB no Plano Piloto. Correio Brasiliense. Brasília. 18 julho 1963. p.7.

Alteradas as tarifas dos ônibus da TCB. Correio Brasiliense. Brasília. 24 agosto 1963. p.8.

TCB adquire 20 novos ônibus para atender ao crescimento da população. Correio Brasiliense. Brasília. 22 janeiro 1964. p.6.

TCB inaugura novas linhas de ônibus. Correio Brasiliense. Brasília. 08 fevereiro 1964. p.1.

TCB conta com mais dez ônibus. Correio Brasiliense. Brasília. 26 fevereiro 1964. p.8.

TCB inaugura garagem. Correio Brasiliense. Brasília. 19 dezembro 1964. p.2.

Nova linha de ônibus. Correio Braziliense. Brasília. 01 julho 1971. p.15.

Paranoá terá linha via Norte. Correio Braziliense. Brasília. 16 julho 1971. p.15.

Expande-se cada vez mais o Setor de Garagens Oficias. Correio Braziliense. Brasília. 27 julho 1971. p.15.

Coletivos da TCB com nova pintura. Correio Braziliense. Brasília. 18 fevereiro 1972. p.15.

TCB venderá 22 ônibus usados. Correio Braziliense. Brasília. 08 novembro 1972. p.16.

Linha da TCB será ampliada. Correio Braziliense. Brasília. 20 maio 1973. p.23.

Linha de ônibus. Correio Braziliense. Brasília. 28 novembro 1973. p.2.

Inédito: TCB deu lucro. Correio Braziliense. Brasília. 20 janeiro 1974. p.2.

Quarenta minutos da SQN 403 à Rodoviária. Correio Braziliense. Brasília. 27 agosto 1974. p.9.

A partir de sábado só a TCB na W3 Sul. Correio Braziliense. Brasília. 02 outubro 1974. p.9.

Exclusividade da TCB não entrou em vigor. Correio Braziliense. Brasília. 06 outubro 1974. p.16.

Linha especial da TCB tem início hoje. Correio Braziliense. Brasília. 30 outubro 1975. p.12.

TCB espera 5 mil passageiros por dia nos ônibus especiais. Correio Braziliense. Brasília. 31 outubro 1975. p.13.

TCB põe em serviço mais 20 novos ônibus. Correio Braziliense. Brasília. 29 dezembro 1975. p.5.

Ônibus. Correio Braziliense. Brasília. 03 janeiro 1976. p.8.

TCB colocará mais ônibus em circulação. Correio Braziliense. Brasília. 18 fevereiro 1976. p.12.

Novos ônibus. Correio Braziliense. Brasília. 19 fevereiro 1976. p.17.

Ônibus. Correio Braziliense. Brasília. 15 março 1976. p.10.

Povo reclama, mas TCB afirma que ônibus sem banco aprovou. Correio Braziliense. Brasília. 08 abril 1976. p.17.

Ônibus ligam o Núcleo ao Lago Sul. Correio Braziliense. Brasília. 09 novembro 1976. p.13.

Circular liga Ceasa ao Cruzeiro. Correio Braziliense. Brasília. 12 março 1977. p.10.

CAVALCANTI, Tarcísio. Ônibus demais. Correio Braziliense. Brasília. 24 junho 1977. p.4.

TCB cria 4 linhas no Plano e Taguatinga. Correio Braziliense. Brasília. 20 agosto 1977. p.16.

Ônibus. Correio Braziliense. Brasília. 09 agosto 1979. p.1.

Os ônibus sumiram. Correio Braziliense. Brasília. 09 outubro 1979. p.2.

Lago recebe novas linhas. Correio Braziliense. Brasília. 17 outubro 1979. p.16.

GDF vai adquirir 40 novos ônibus. Correio Braziliense. Brasília. 24 novembro 1979. p.11.

Brasília começa a receber 410 ônibus novos. Correio Braziliense. Brasília. 25 junho 1980. p.11.

Mais uma linha de executivo. Correio Braziliense. Brasília. 26 outubro 1980. p.22.

DF já tem nova linha de ônibus. Correio Braziliense. Brasília. 03 janeiro 1981. p.9.

Secretaria remaneja as linhas. Correio Braziliense. Brasília. 12 junho 1981. p.17.

TCB deixa linhas rurais de Planaltina e Paranoá e empresas assumem itinerários. Circular News. 26 maio 2023.

Novidades nas linhas de ônibus entre rodoviária, Esplanada e Memorial JK. Agência Brasília. 01 junho 2023.

Página lançada em 7 de março de 2019.

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